O instituto alemão Fraunhofer inaugurou uma unidade no Tecnocentro – edifício localizado no Parque Tecnológico da Bahia, projetado para abrigar empresas de Tecnologias da Comunicação e Informação. Estiveram presentes o diretor da Fraunhofer IESE, Dieter Rombach, o diretor da marca na Bahia, Manoel Mendonça e a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Andrea Mendonça.
O instituto, que é conhecido por ser pioneiro em desenvolver software e tecnologia inteligente, conta com 25 mil cientistas espalhados na Europa e quase 80 Centros de Pesquisas. Segundo o diretor do Fraunhofer na Bahia, Manoel Mendonça, o instituto vai buscar parcerias com empresas incubadas no Parque. “É de extrema importância estar em um espaço de desenvolvimento tecnológico”, destacou.
Antes da inauguração da unidade, uma apresentação foi feita no auditório do Tecnocentro Bautista Vidal, quando a história do instituto e a importância da parceria com a Secti foram lembradas. Na ocasião, a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Andrea Mendonça, ressaltou sua gratificação com a presença do instituto no Parque. “Nós recebemos a Fraunhofer com muita alegria e confiantes numa parceria duradoura e de sucesso”.
Em 2012, o instituto alemão assinou convênio com o Parque Tecnológico e com o Pre Park, da cidade de Kaiserslautern, com foco em promover e apoiar novos negócios e incentivar a colaboração de projetos, além de desenvolver conjuntamente programas de intercâmbio de cientistas.
* Com informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia