Para internacionalizar seu trabalho e conhecer as novidades do setor de biotecnologia, a Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde (Fipase), gestora do Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, participa da maior convenção do setor no mundo. A BIO International Convention acontece até dia 26 de junho, em San Diego (Califórnia), nos Estados Unidos.
“Essa é a oportunidade da Fipase trocar experiência com outras entidades que fazem pesquisas na área da saúde e trazer para Ribeirão Preto novidades que podem contribuir para o desenvolvimento da região”, explicou o gerente da Supera Incubadora de Empresas, Saulo Rodrigues.
A Fipase participa com um estande no pavilhão Brasil, onde as empresas brasileiras apresentam seus produtos e serviços. “A Fipase representará cinco de suas empresas no evento, abrindo oportunidades de negócios e parcerias internacionais”, disse Rodrigues. São mais de 1,7 mil expositores reunidos em um espaço de 180 mil metros quadrados, incluindo pavilhões estaduais, nacionais e regionais.
A feira acontece anualmente, atraindo líderes da indústria de mais de 30 países, compartilhando ideias, experiência, conhecimentos e práticas sobre inovações em biotecnologia Na programação, a Convenção oferece aos participantes palestras, sessões de conversas sobre tendências do setor, sessões temáticas, além do fórum empresarial. No Fórum, os participantes podem agendar reuniões presenciais com possíveis parceiros e discutir oportunidades de negócios, ampliando a rede de contatos. Em 2013, a Bio realizou mais de 25 mil reuniões, entre 2,8 mil empresas.
Para 2014, os temas em discussão no Bio Internacional Convention são: investigação de base e descobertas; desenvolvimento e financiamento de negócios; estudos clínicos e testes de produtos; propriedade intelectual; briefings de mercados internacionais; fabricação, distribuição e operações; acesso ao mercado e comercialização; revisão e aprovação regulatória.
Saulo Rodrigues afirmou que a participação da Fipase na Bio Convention, além de fomentar e criar oportunidades de novos negócios para as empresas de Ribeirão Preto, ainda serve como inspiração. “Foi na Bio Convention que percebemos a necessidade de uma aceleradora de biotecnologia. Foi inspiração para o projeto da Supera Aceleradora de Empresas”, revelou.
Durante a estadia nos Estados Unidos, a Fipase, representada também pelo diretor-presidente Adilton Carneiro e pelo gerente do Supera Parque, Eduardo Cicconi, visitou a incubadora de empresas da Universidade de Maryland (foto) e o Vale do Silício.
* Com informações e foto da Fipase