A Endeavor Brasil em parceria com o Sebrae realiza até a próxima terça-feira (10) a pesquisa Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras, que tem por objetivo mapear e traçar um perfil dos acadêmicos brasileiros em instituições de ensino públicas e privadas. A base de dados será utilizada para promover discussões e elaborar propostas para incentivar a educação empreendedora.
A pesquisa deste ano pretende atingir a marca de 10 mil acessos, fortalecendo o insumo de informações e analisando de forma mais precisa a atual situação acadêmica no Brasil. Ao confrontar com os dados coletados em 2012, a expectativa é de monitorar as características dos universitários e a evolução no quadro nacional. Para o coordenador da Endeavor em Santa Catarina, Marcos Mueller, o empreendedorismo é o motor de mudança que o país precisa para crescer e se fortalecer, o que valida o interesse em contribuir com ações que transformem a universidade em um ambiente mais empreendedor.
Os participantes que acessarem o link, responderem as 20 perguntas e um cadastro com dados pessoais, também concorrem a 10 cursos da Endeavor voltados aos pequenos e médios negócios. Os cursos são interativos e desenvolvidos para quem ainda não começou a empreender.
Em paralelo, para mensurar como os professores estão lidando com o empreendedorismo nas universidades, a Endeavor preparou um questionário específico para educadores que pode ser acessado neste link.
Em 2013, 6215 estudantes de 14 estados responderam à pesquisa que apontou que 62% nunca participaram de qualquer organização, mostrando a falta de engajamento com o setor. No panorama geral de 2012, o número de empreendedores universitários era baixo, somando 8,8% dos entrevistados. Em contrapartida, apontou que 60% pensa em abrir o próprio negócio.
Pesquisa Empreendedorismo Universitário 2012
* Com informações da Endeavor Brasil-SC