No terceiro dia da Conferência Anprotec 2022, após uma manhã de apresentações de trabalhos, o evento recebeu como palestrante na Plenária 3, Bram Pauwels, Gerente de Estratégia da EBN – European Business & Innovation Centre Network, que ao longo da sua palestra falou sobre o cenário atual da comunidade europeia de líderes em inovação empresarial.
Bram Pauwels iniciou seu discurso falando sobre a importância das estruturas de inovação na sociedade. Após essa introdução, o palestrante realizou a apresentação dos serviços da EBN, a principal rede de parceiros de inovação da Europa, que realiza iniciativas na União Europeia de forma semelhante à Anprotec na América Latina.
Segundo Pauwels, nos últimos anos houve uma grande evolução do modelo do ecossistema de inovação, tanto no âmbito da universidade, da indústria e do governo. Atualmente, a principal questão é solucionar a dificuldade em utilizar os dados vindos das novas tecnologias e transformá-los em conhecimento para aplicação no mercado e na sociedade.
“Precisamos desenvolver uma interconexão entre todos os agentes, os cidadãos não podem ser passivos e os usuários finais precisam ser envolvidos no processo de inovação para evitar a produção de serviços e produtos que não serão utilizados no final. Precisamos pensar em como podemos conectar inovação técnica com inovação social”, afirmou.
Em seguida, Pauwels apresentou o Modelo de certificação da EBN, o BIC Innovation Community, bem como suas metas e objetivos. Segundo ele, as empresas que possuem EU|BIC certificados tomam medidas reais para garantir que seus serviços sejam mais vantajosos para suas empresas e clientes, além de mais vantajosos para suas regiões.
“Os EU|BICs certificados são organizações que atendem aos mais altos padrões verificados de serviços de suporte empresarial para garantir que empreendedores inovadores prosperem. Existem agora mais de 106 EU|BICs Certificados e 43 Membros Associados moldando nossa comunidade global”, explicou.
Pauwels continuou a discussão sobre novos modelos de negócio e novas tecnologias necessárias para a melhoria do trabalho com a inovação e inclusão, bem como ter impactos sociais na sociedade que interconectam esse sistema para apoiar todos os inovadores a resolverem problemas reais que o mundo está enfrentando.
Como exemplo de solução para essa realidade, o palestrante apresentou a iniciativa SIGs da EBN, que tratam de Grupos de Interesse Especial. Facilitando matchmaking, colaboração e troca de conhecimento sobre temas temáticos setoriais e transversais, os membros da subcomunidade SIG compartilham, criam e participam de oportunidades relevantes comprometidas com a aceleração de temas como: Ecoinovação; Impacto social; Indústrias Criativas e Culturais; Espaço; Manufatura Inteligente e outros.
Além disso, a EBN em colaboração com os membros associados da comunidade EU|BIC ministra uma série de treinamentos para líderes de inovação empresarial interessados em fortalecer sua contribuição para o desenvolvimento de seus ecossistemas regionais de inovação. As jornadas de aprendizado prático visam fornecer uma visão geral passo a passo das ferramentas, recursos e práticas recomendadas que impulsionam a continuidade dos negócios e a prestação de serviços de suporte da mais alta qualidade.
Nesse sentido, Pauwels concluiu sua apresentação demonstrando diversas outras iniciativas realizadas pela EBN na Europa que contribuem para o crescimento da inovação no continente e no mundo. “Acreditamos que em um mundo que busca resolver nossos desafios globais, onde os empreendedores inovadores são a força para o desenvolvimento econômico sustentável e maior bem-estar em nossas regiões locais”, concluiu.