Os jovens inovadores brasileiros agora têm mais uma chance de ter seu trabalho reconhecido. Na próxima terça-feira (13/05), ocorrerá a cerimônia de entrega do prêmio “Inovadores com menos de 35 anos”, na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). A iniciativa, que conta com o apoio da Finep, foi organizada pela MIT Technology Review, a revista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, um dos centros universitários mais reconhecidos em todo o mundo. O objetivo da premiação é revelar projetos que possam solucionar grandes problemas atuais através do uso de tecnologias inovadoras. Os nomeados trabalham e desenvolvem pesquisas nos campos de biotecnologia, internet, informática, telecomunicações, transporte, materiais e energia.
Composto por técnicos, empresários, investidores e pesquisadores de prestígio internacional, o júri selecionou as 10 propostas que mais se destacaram. A lista dos premiados já foi divulgada, mas os vencedores dos reconhecimentos especiais como Inovador e Inovador solidário do ano só serão conhecidos no evento. Cada vencedor terá uma reportagem sobre o seu projeto na MIT Technology Review, publicação renomada entre os periódicos especializados em tecnologia. Os ganhadores da edição brasileira vão competir no Innovators Under 35, edição global da premiação.
Os vencedores apresentarão seus trabalhos para os maiores expoentes nacionais no ramo de tecnologia, uma chance singular de impulsionar os seus projetos. Além disso, o evento terá palestras com Alberto Besser, superintendente do IEL, Sistema FIRJAN; Sandro de Souza, diretor do Instituto de Bioinformática e Biotecnologia e Antonio Botelho, presidente da Gávea Angels. A programação conta ainda com um debate sobre mudanças e iniciativas no fomento à inovação no Brasil.
Alguns dos vencedores das antigas edições já conquistaram o sucesso mundial, como Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, e Sergey Brin, o co-fundador do Google. As características mais valorizadas pelo júri foram criatividade, ousadia e originalidade. Todos os projetos selecionados causam um impacto positivo na sociedade e têm o potencial de transformar significativamente o nosso modo de vida. A MIT Technology Review acredita que esses jovens liderarão o desenvolvimento do futuro e quer lhes dar visibilidade para que exponham as suas ideias.
Para 2015, a Finep e o Instituto devem formalizar parceria para a organização da segunda edição do evento no Brasil. A premiação já congratulou talentos de 10 países, como Índia, Espanha, França, Itália, México e Colômbia, totalizando mais de 50 inovadores premiados.
* Com informações da Finep