A delegação brasileira que integra a Missão Técnica & Empresarial 2014, com destino à China e Finlândia, está na capital chinesa, onde irá conhecer 10 ambientes de inovação até o dia 30 de maio.
A missão começou na segunda-feira (26), com uma reunião de alinhamento, onde foram apresentadas as expectativas da Anprotec, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e dos demais participantes. Depois, o grupo seguiu para as instalações do Zhongguancun Science Park (Z-Park), primeiro e mais importante parque tecnológico da China. Formado por um conjunto de 16 subparques, o Z-Park ocupa uma área de 488 km². No fim do dia, o grupo foi recebido na Embaixada Brasileira em Pequim, pelo Embaixador Valdemar Carneiro Leão (foto).
Na terça-feira (27), a delegação visitou o China Brazil Center for Climate Change and Energy Technology Innovation (CCBCE), onde foram recebidos pelo Dr. Dehua Liu, Diretor do CCBCE. O centro foi criado em 2010, com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a partir de uma cooperação tecnológica e acadêmica entre a Coppe/UFRJ e a Universidade Tsinghua, principal universidade chinesa na área de engenharia. Os projetos ali desenvolvidos estão relacionados a biocombustíveis, à captura e armazenamento de carbono e a tecnologias em águas profundas.
Em seguida, o grupo conheceu a sede da empresa Baidu, onde foi recebido pelo Vice-presidente Mundial da empresa. A Baidu tem o terceiro maior motor de busca do mundo e o primeiro na China, com 80% do mercado. A empresa fatura anualmente cerca de R$ 1 trilhão e emprega mais de 34 mil pessoas. Em seguida, a delegação brasileira foi conhecer a empresa BOE, uma indústria focada no desenvolvimento de tecnologias de telas semicondutoras.
O último compromisso do dia foi na Área de Desenvolvimento Tecnológico e econômico de Pequim (BDA), onde o grupo foi recebido pela Sra. Lydia Huang, Deputy Director da BDA. A BDA tem como objetivo facilitar a integração, atingir um alto nível de desenvolvimento e realizar a internacionalização das empresas. Sua infraestrutura física e tecnológica foi criada para empresas nacionais e internacionais, de forma que possam interagir entre si e ampliar a competitividade local. Grandes companhias como GE Mercedes Benz, Nokia, Bayer têm estrutura no local.
Sobre a Missão 2014
Os 38 participantes da missão, que incluem formuladores de políticas públicas, dirigentes das entidades de apoio e fomento, além de gestores de parques tecnológicos e incubadoras de empresas do Brasil, são representantes de 23 organizações brasileiras.
A Missão é realizada em conjunto por Anprotec e os Ministérios da Ciência, Tecnologia & Inovação (MCTI) e das Relações Exteriores (MRE), com apoio expressivo das Embaixadas Brasileiras na China e na Finlândia. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) prestam apoio institucional à Missão, que tem por objetivo propiciar um contato direto com a experiência exitosa dos dois países na consolidação dos sistemas locais de inovação.