A Incubadora da Escola Técnica de Lins promoveu na última semana o Hotel de Projetos – iniciativa que apoia o desenvolvimento de projetos de alunos universitários e técnicos com perfil empreendedor inovador.
Com o objetivo de criar modelos de negócio com validação no mercado, foram selecionados quatro projetos pré-incubados, egressos de ações promovidas pela ETEC. Realizado ao longo de seis meses, o processo de formação tem orientação teórica e prática, com aplicação da metodologia Lean Startup (que tem como objetivo a criação de modelos de negócios enxutos, protótipos rápidos, projetados para validar suposições de mercado) e do método Canvas ( gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócios novos ou existentes).
Assim, o processo de constituição das empresas segue os trâmites básicos, como pesquisa de mercado; análise de viabilidade; vivência e conhecimento na prática. “Se não deu certo, o empreendedor busca outra opção, com maior possibilidade de sucesso. Esse é o processo chamado de pivô, que ocorre quando a ideia não é viável”, explica a consultora, Viviane Faustini.
Por isso, a formação diversas iniciativas que visam conduzir, ambientar e adequar o empreendedor à realidade do mercado, como pesquisas de campo. Os empreendedores realizam pesquisas qualitativas, a fim identificar oportunidades a partir das necessidades e interesses do cliente. “Temos um empreendedor que pivotou duas vezes, ou seja, mudou duas vezes a sua proposta inicial de criação de oferta de serviço e, agora está muito feliz, pois encontrou um caminho viável para transformar a sua ideia em um negócio”, diz Viviane.
* Com foto e informações da ETEC