O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior, Mauro Borges, reuniu-se nesta segunda-feira (19) com a ministra do Comércio Exterior da França, Fleur Pellerin. O encontro, que aconteceu em Paris, resultou na assinatura de um acordo entre empresários brasileiros e franceses para o desenvolvimento de energia solar fotovoltaica.
Mauro Borges ressaltou que as relações culturais entre os dois países possibilitam parcerias estratégicas e cooperação no setor de tecnologia. O ministro do MDIC também lembrou que o Brasil tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo industrializado, com fontes como recursos hídricos, biomassa e etanol, além das energias eólica e solar.
“O Brasil é privilegiado na geração de biocombustíveis. Também ressalto a competência da Petrobras e a exploração do pré-sal. O governo brasileiro tem todos os instrumentos para viabilizar este acordo. Somos grandes entusiastas da energia fotovoltaica”, reforçou.
Fleur Pellerin ressaltou que este é um setor de excelência na França e abre novos horizontes na relação bilateral. “A parceria é de longo prazo. Espero que o intercâmbio comercial entre os dois países cresça com base no desenvolvimento de energia sustentável”, assinalou a ministra francesa.
Nesta terça-feira (20), Mauro Borges participa do Fórum Econômico Brasil-França. No encontro, autoridades e líderes empresariais defenderão a conclusão do Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia.
* Com informações e foto do MDIC