Na última quarta-feira (2), a agência Inova Sorocaba assinou um convênio de parceria com o SEBRAE-SP para implantação do modelo Cerne (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos ) na incubadora de empresas do Parque Tecnológico de Sorocaba. O projeto terá um custo estimado de implantação de cerca de R$ 170 mil, divididos entre o Sebrae e a Inova Sorocaba.
O modelo Cerne foi desenvolvido pela Anprotec em parceria com o Sebrae para melhorar os resultados das incubadoras em termos quantitativos e qualitativos. A metodologia foi criada com inspiração em programas de apoio a micro e pequenas empresas americanas e europeias.
O modelo possui quatro níveis de maturidade: o primeiro nível possui foco no empreendimento e a meta de gerar empresas inovadoras; o segundo concentra-se na própria incubadora, na sua gestão como organização; o terceiro enfoca as redes de relacionamento; e o quarto, a melhoria contínua da estrutura implantada.
Implantação
As empresas incubadas de Sorocaba que serão beneficiadas são a Focus (equipamentos eletrônicos nas áreas de odontologia industrial), Hibridus (aplicativos para equipamentos móveis), Contim (simuladores), Rabisquedo (produção de pelúcias exclusivas), HBL (automação em sistemas de movimento), Confilab (testes de confiabilidade em materiais e componentes eletro-eletrônicos), Ferrari Laser (equipamentos para tratamento de celulite e redução de medidas), RDS Energy (implantação de usinas de energias limpas) e Seip 3 (sensor para detectar vazamento de petróleo e localizador de emergência).
Novas empresas que venham a ser selecionadas para participar do programa de apoio ao empreendedorismo da Inova Sorocaba e do Parque Tecnológico também serão beneficiadas. O edital para seleção de novas empresas incubadas deverá ser lançado em breve.
* Com informações da Inova Sorocaba
* Foto: divulgação