Pela primeira vez, o Brasil terá presença unificada no South by Southwest, o mais inovador evento de economia criativa do mundo, que ocorre em Austin, Texas. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) vai levar 28 empresas brasileiras, além de organizar o evento Casa Brasil para mostrar destaques brasileiros do setor. Neste ano, o festival ocorrerá entre os dias 7 e 16 de março.
O SXSW, festival de música organizado há 27 anos, cresceu e incorporou o cinema e a internet, tornando-se uma referência global no que se convencionou chamar de convergence: o ponto de encontro de nova tecnologias, filmes, música, games, mídias sociais etc. Países como Alemanha e Inglaterra contam com participações robustas no SXSW, assim como empresas de diversos setores, como Google, Microsoft, Sony etc. O Twitter foi lançado durante o evento, em 2007.
A economia criativa é um dos focos do trabalho da Apex-Brasil, pois trata-se de mercado crescente, com forte presença de inovação e criatividade. O fomento ao setor é importante para a economia brasileira e para a construção da imagem do Brasil no exterior. Por isso, pela primeira vez, o Brasil terá uma Casa Brasil, em Austin.
O esforço é resultado de ampla parceria da Agência com diversos setores: Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames); Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovosuais (Apro); BM&A-Brasil, Música e Arte; Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN), Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP); Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPITV); Associação Brasileira de Startups (ABStartups); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Brazil Innovators; Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX); Associação Brasileira das Agências Digitais (ABRADi), além do Programa Start-Up Brasil.
A ação no SXSW se desdobra em três atividades, que ocorrem concomitantemente entre os dias 9 e 13 de março:
Trade Show + Platinum Connection: os visitantes terão acesso a um estande do Brasil dentro da feira de negócios do SXSW. Além de comunicar a presença do país no evento, haverá um espaço fechado para reuniões das 12 empresas brasileiras selecionadas para o Platinum Connection – reuniões de negócios com potenciais parceiros, clientes e investidores americanos, agendadas conforme o perfil da empresa brasileira pelo SXSW.
Startup Village: espaço onde empresas do mundo inteiro podem se conectar a investidores internacionais. Haverá uma manhã dedicada exclusivamente para 16 startups brasileiras, selecionadas pela Apex-Brasil e pelas entidades parceiras, para apresentarem seus negócios. As 16 startups foram treinadas e capacitadas pela Apex-Brasil para participar destes encontros, com o objetivo de ampliar a possibilidade de conquista de investimentos sólidos.
Casa Brasil: como o SXSW não se limita ao espaço formal de negócios e palestras, toda a cidade de Austin se mobiliza para o evento. Por isso, grandes empresas e alguns países alugam imóveis para fazer ações de branding e negócios para as milhares de pessoas que caminham pela cidade em busca de novidades, lançamentos, música e cinema. O Brasil terá uma casa, localizada em um local nobre e muito movimentado (rua Rainey, nº 83). A Casa Brasil será um espaço para mostrar o conteúdo brasileiro de economia criativa.
* Com informações da Apex-Brasil