A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT) do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa, ligado à Universidade Federal de Viçosa (MG) – Centev/UFV, divulgou a lista de projetos de negócios e empresas aprovadas nos editais 03/2013 e 04/2013, referentes aos programas de pré-incubação e incubação, respectivamente.
O processo de seleção do Programa de Pré-incubação e Incubação iniciou em setembro, com o lançamento dos editais, e se estendeu até novembro de 2013, com a apresentação dos projetos de negócios e a submissão de propostas pelas empreendedores. Após o encerramento do prazo de inscrição, as propostas passaram por avaliações técnicas, econômicas/financeiras e da coordenação. Posteriormente, os empreendedores apresentaram oralmente suas propostas à Comissão avaliadora do CenTev/UFV.
Os projetos de negócios que tiveram a aprovação do Conselho Administrativo do CenTev/UFV para ingressarem no Programa de Pré-Incubação da IEBT são:
O Programa de Pré-incubação é voltado para empreendedores que possuem uma tecnologia aplicada a um produto ou serviço inovador, mas que ainda precisam de suporte e orientação para transformá-la em um negócio. Para isso, a Incubadora oferece um conjunto de atividades que visam preparar os projetos que tenham potencial de negócios para a criação de empresas de base tecnológica.
Na mesma ocasião o conselho administrativo do CenTev também aprovou a entrada de duas novas empresas no Programa de Incubação, ambas empresas oriundas do programa de Pré-Incubação da IEBT CenTev/UFV, são elas:
O Programa de Incubação de Empresas visa o fortalecimento de novas empresas, com ênfase na estruturação do negócio e na formação do empreendedor. Além de espaço físico, de acordo com a necessidade do empreendimento, são oferecidos suporte técnico, administrativo, comercial e jurídico. Também são estimuladas as parcerias com alunos e pesquisadores da UFV e de outras instituições, visando o aprimoramento da tecnologia da empresa.
Com a participação efetiva dos empreendedores nos programas de Pré-incubação e Incubação, a IEBT espera gerar como resultados a criação de novas empresas de base tecnológica e com isso, novos postos de trabalho, impostos e produtos inovadores no mercado local.
* Com informações do Centev/UFV