Nos dias 20 e 21 de março, aconteceu o Fórum do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para assuntos de CT&I (Consecti), na capital mato-grossense, Cuiabá. O Fórum teve a presença de novos ministros, do governador do Mato Grosso, Sinval Pereira, do vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de CT&I, Marcos Bernardo, do Secretário Executivo, Ketno Lucas e da presidente da Anprotec, Francilene Procópio Garcia. Durante os dois dias, foi discutido um conjunto de demandas consideradas prioritárias para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.
No evento, o novo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina, abordou temas que devem ser mantidos na agenda do ministério, afirmou dar prosseguimento a projetos em andamento, convocou a comunidade acadêmica para atuar em conjunto com o governo e recebeu demandas de secretários estaduais e reivindicações do Consecti. Em defesa do desenvolvimento regional, Campolina reiterou ser um estudioso sobre o tema. “Fui professor universitário ao longo de 40 anos, sempre preocupado com o desenvolvimento econômico, seja na dimensão territorial da integração do Brasil com América do Sul, seja na preocupação com educação, ciência e tecnologia e inovação, que para mim são os instrumentos decisivos para o desenvolvimento de qualquer lugar do mundo”.
Parceria com a Anprotec
Durante o Fórum do Consecti, foi articulado um acordo de cooperação técnica entre a Anprotec e o Fórum de Secretários Municipais de CTI, visando regulamentar a lei municipal de inovação, com o objetivo de inserir os municípios no Sistema Nacional de Inovação e em editais CNPQ, FINEP e FAP’s.
“Temos o interesse de firmar uma parceria com a ANPROTEC, assim como fizeram em 2013 com o Consecti. Os acordos de cooperação técnica tem resultados concretos e queremos fazer o mesmo trabalho no âmbito dos municípios com o apoio da ANPROTEC a partir de 2014”, afirmou o vice-presidente do Fórum Nacional de Dirigentes Municipais de CTI, Marcos Bernardo.
A presidente da Anprotec, Francilene Procópio Garcia, falou sobre “Plataformas para o desenvolvimento: planejamento, implantação e operação de ambientes de inovação”. Em sua apresentação, Francilene traçou um panorama da evolução dos Ambientes de Inovação no Brasil e como os estados podem ajudar na elaboração de políticas públicas e no maior fomento ao setor.
* Com informações do Consecti