No último processo de seleção, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT) aprovou quatro novos empreendimentos para integrar o Programa de Incubação – RZX Tecnologia, Zeta Lab Brasil, Ecommerce Tools e Liberty Medical, de um total de sete concorrentes.
Os candidatos tiveram dez minutos para expor o plano de negócios e outros dez minutos para responder às questões levantadas pela banca de seleção. A seguir, os examinadores debatiam e preenchiam as fichas de avaliação, de acordo com os critérios elaborados pela INCIT.
“Tivemos excelentes propostas de empreendimentos, o que torna a seleção bastante difícil, mas também gratificante. Para manter esse alto padrão, a INCIT iniciou o processo em janeiro, quando foi oferecida a capacitação sobre elaboração de planos de negócios a todos os interessados. A escolha da banca também é um momento fundamental. Precisamos contar com as pessoas competentes e preparadas para realizar essa avaliação”, explicou a gerente da INCIT, Geanete Dias Morais Batista. “Agora, vamos iniciar essa caminhada em conjunto, trabalhar muito e colher os frutos muito em breve”, completou.
O empreendedor Tiago Lima Magioni apostou no desenvolvimento de uma rede social voltada aos interessados em escrever e-books, individual ou coletivamente. “O processo de seleção foi bastante interessante, dinâmico e descontraído. Senti-me à vontade com a banca”, contou Tiago. “Essa é uma oportunidade muito importante para começar meu próprio negócio. A INCIT pode apoiar e oferecer suporte nas áreas burocráticas e legais. Além de ser uma referência nacional na área de tecnologia da informação”, completou.
A banca avaliadora foi composta por Edson Pamplona, representando a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI); Ronaldo Abranches, a Faculdade de Ciências Econômicas do Sul de Minas (FACESM); Marcelo Fonseca Bortolotti, o Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI); Luiz Eduardo Mauad, a Prefeitura Municipal de Itajubá; Patrícia Cristina dos Passos Silva, a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão de Itajubá (FAPEPE); Cecília Velasques, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (SECTES); Elaine de Fátima Rezende, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Sul de Minas (SEBRAE); Rodrigo Argueso, analista de mercado; Guilherme Garnett, analista financeiro; e Victor Coutinho, analista técnico.
* Com foto e informações da INCIT.