Entre os dias 24 e 25 de abril, será realizada a segunda edição da Conferência Internacional Sustainable Brands, no Centro de Convenções da SulAmérica (CCSA), Rio de Janeiro. O evento, que reúne uma rede global de líderes de empresas dedicadas a encontrar novas maneiras sustentáveis de conduzir negócios, traz uma grande oportunidade de visibilidade para empreendedores que desenvolvem projetos e serviços na área da sustentabilidade e da transformação social, gerando impactos positivos em comunidades a partir de soluções inovadoras.
Pela primeira vez no Brasil, será realizado o Innovation Open – concurso de start-ups que oferecem produtos e serviços que utilizam a sustentabilidade como direcionador da inovação. As inscrições são gratuitas e as empresas que desejarem participar devem preencher um formulário no site da SBRio14, com informações sobre modelo de negócio, equipe, comprometimento com a sustentabilidade e estratégia de mercado, e enviar um vídeo sobre o projeto.
O objetivo do concurso é dar apoio e ampliar a visibilidade de novas empresas que podem contribuir para a criação de um ambiente de negócios que integre lucro com cuidados sociais e ambientais. Somente dez competidores vão ter a oportunidade de expor os projetos para um público qualificado e ainda participar da Conferência, assistindo a dois dias de apresentações de marcas influentes, pensadores e especialistas. Além disso, duas grandes vencedoras – escolha da audiência e escolha do júri especial – irão receber um prêmio em dinheiro e apoio de consultorias parceiras do SBRio.
Dentre todos os projetos submetidos, nove dos semi-finalistas serão selecionados por um painel de jurados a partir de quatro critérios: a criatividade em oferecer benefício social ou para o meio ambiente, a qualidade da equipe, o potencial de crescimento e impacto e, por último, a capacidade do projeto em mudar o mercado como o conhecemos. Serão escolhidas quatro finalistas, que vão se apresentar no palco do evento e mostrar os projetos para uma plateia com cerca de 600 profissionais, pensadores e líderes de empresas de diversas partes do mundo. A lista de semi-finalistas será divulgada no dia 7 de abril.
A partir dos vídeos disponibilizados no site da conferência e página nas redes sociais, o público ainda vai poder votar em um projeto que também será apresentado no palco da Sustainable Brands. Os vídeos enviados pelas empresas ficarão disponíveis para a votação entre 17 e 30 de março. O projeto vencedor será divulgado no dia 31 de março.
“Nos EUA o Innovation Open foi realizado quatro vezes com grande sucesso. Na última edição foram 100 empresas inscritas. A exposição gerada pelo concurso para essas empresas permite o acesso a novos mercados, aumenta a escala de produção e comunicação, beneficia milhares de famílias e comunidades e as torna mundialmente conhecidas”, diz Álvaro Almeida, sócio-fundador da Report Sustentabilidade, realizadora da SB Rio 2014. “Aqui no Brasil acreditamos que a competição será um grande sucesso, atraindo projetos locais interessantes e inteligentes com soluções inovadoras para questões sociais e ambientais, estimulando o empreendedorismo brasileiro.”
Serviço
SB Innovation Open
Inscrições: sbrio14.com.br
Data: até 14 de março
Sustainable Brands Rio 2014
Data: 24 e 25 de abril
Local: Centro de Convenções da SulAmérica (CCSA),
Endereço: Av. Paulo de Frontin, 1 (acesso principal pela Rua Beatriz Larragoiti Lucas) – Centro – RJ