Gestores de incubadoras e parques tecnológicos já podem acessar o site ppi.certi.org.br e participar da pesquisa que integra o “Projeto Parques e Incubadoras para o Desenvolvimento do Brasil”, que tem por objetivo propor melhorias nas políticas públicas no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Incubadoras de Empresas e aos Parques Tecnológicos – PNI. O projeto é uma iniciativa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em conjunto com a Embaixada Britânica em Brasília, com a parceria da Fundação CERTI e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e apoio da Anprotec.
De forma dinâmica e interativa, os gestores podem responder questões sobre impactos dos recursos recebidos através do PNI, gargalos/desafios, melhores práticas, prioridades de investimento e condições mínimas de instalação. Para participar, basta informar o próprio nome, o parque ou a incubadora, e selecionar um tema. Para cada um, é possível definir uma palavra-chave que caracteriza a descrição da resposta. “Queremos a sugestão de todos, de forma aberta e contínua, para que possamos identificar efetivamente como melhorar as estratégias e políticas públicas de inovação, fortalecendo o suporte governamental”, diz a coordenadora da pesquisa, Eliza Coral. As proposições serão posteriormente submetidas ao Comitê Gestor do PNI.
As palavras chaves foram definidas durante uma dinâmica, realizada no XXI Workshop Anprotec, que discutiu a ‘Avaliação das Políticas e Instrumentos de Apoio e Fomento aos Ambientes de Inovação no Brasil’, já como uma iniciativa do projeto. O relatório consolidado ‘Compilação das Dinâmicas do Workshop Anprotec’ está disponível neste link.
Dúvida ou sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected]