A Zertico, empresa de hospedagem de websites e cloud computing instalada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (Incit), venceu a etapa de Minas Gerais do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil), na categoria Serviços de Tecnologia da Informação. O anúncio foi feito no último dia 21, durante cerimônia realizada em Belo Horizonte (MG). Com a conquista, a empresa está classificada para a final nacional do prêmio, que acontecerá em março de 2014, em Brasília (DF).
“Estamos felizes e surpresos com essa conquista. Felizes porque é um prêmio que reconhece o trabalho e valida o processo da gestão da empresa, além de trazer maior visibilidade. Surpresos porque não esperávamos nem mesmo chegar à final”, disse Celso Fernandes, sócio proprietário da Zertico. “Esperávamos, ao entrar na competição, ter um termômetro para saber como estava nossa gestão, uma autoavaliação. Era algo despretensioso porque sabíamos da qualidade das empresas que participam do MPE Brasil”, completou Rebecca Duarte. Essa é a terceira vez que uma incubada da Incit conquista o prêmio, a B2ML Sistemas e a Mútuos – Inteligência em Compras foram vencedoras das edições de 2009 e 2011 respectivamente.
Para a gerente da incubadora, Geanete Batista, a conquista da Zertico completa um ano de vitórias e de reconhecimento público do trabalho desenvolvido pela incubadora em Itajubá. Além de a incubada Ventrix Health Innovation ter também disputado a final do MPE Brasil e o diretor da S.O.ESCO, Gustavo Meirelles Lima, ter ganhado o Prêmio Jovem Cientista na categoria Mestre e Doutor, a Incit venceu a última edição do Prêmio Nacional da Anprotec como Melhor incubadora de empresas orientadas para a geração e uso intenso de tecnologias (PIT). “São resultados que revigoram nosso desejo e vontade, nossa luta diária para transformar Itajubá em uma referência em ciência e tecnologia, em um habitat de inovação”, destacou.
Realizada pelo Sebrae/MG, juntamente com o Movimento Brasil Competitivo (MBC), a Gerdau e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), a etapa mineira do MPE Brasil teve como objetivo identificar e reconhecer empresas do estado que investem em conceitos e práticas de excelência em gestão, valorizando ideias e difundindo valores, como o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Incit e foto de Bill Souza/Incit