Em parceria com os programas de pós-graduação em Bioquímica Agrícola e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Viçosa (UFV), representantes do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev) viajaram, no último dia 19, para uma missão na Europa. Os principais objetivos da equipe eram atrair novos negócios para o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) e as suas empresas vinculadas e estabelecer parcerias internacionais entre a UFV, o CenTev e os mais importantes centros tecnológicos do mundo. O primeiro acordo firmado foi o de cooperação entre o tecnoPARQ e o Food Valley NL.
Localizado na cidade de Wageningen, na Holanda, o Food Valley NL é líder mundial no setor agroalimentar. Fundado em 2004, conta com 120 empresas que interagem, constantemente, com o Wageningen University and Research Centre (WUR) e com o governo. Na reunião realizada com o grupo brasileiro, possíveis ações e projetos em conjunto foram discutidos e, como resultado, ficou estabelecida uma relação de cooperação para a troca de informações, realização de missões técnicas e científicas e, principalmente, o apoio para a inovação e os novos negócios de empresas holandesas e brasileiras que precisam de suporte.
Para Adriana Faria, diretora executiva do CenTev, “o encontro foi muito profícuo, principalmente pelo potencial de novos negócios e cooperação tecnológica com o Food Valley NL, mas também pela troca de informações das práticas realizadas pelos parques. Durante a apresentação do Food Valley NL, ficou muito claro que as atividades realizadas pelo CenTev e pelo tecnoPARQ estão muito bem alinhadas com as melhores práticas internacionais. Essa parceria poderá, ainda, abrir portas para novos projetos de pesquisa tecnológica na UFV em parceria com empresas holandesas”.
Na mesma missão, Adriana e Márcia Lamêgo, pesquisadora da UFV, se reuniram com os diretores do WUR para consolidar as ações de parceria que já vêm sendo desenvolvidas entre a UFV, o CenTev e a universidade holandesa. Uma vez que os holandeses estão planejando a implantação de uma incubadora de empresas na universidade, Adriana apresentou o Programa de Spin-off da UFV e as atividades para atração de novas empresas para o tecnoPARQ.
*Com informações e foto do CenTev