Termina hoje (27) o curso “Planejamento e gerenciamento de incubadoras de empresas”, oferecido, gratuitamente, pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) aos dirigentes, técnicos e docentes interessados em implantar incubadoras no estado do Pará. A capacitação aconteceu no município de Marabá (PA), no Hotel Itacaiúnas, em parceria com o Sebrae, a Anprotec e a Secretaria Municipal de Mineração, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (Sicom). Foram três dias de treinamento, para 20 participantes, com o objetivo de estimular e qualificar o processo de incubação de empresas inovadoras nascentes.
Carlos Eduardo Negrão Bizzoto, coordenador de Projetos da Anprotec e doutor em Engenharia de Produção, e Anísio Lopes de Castro, consultor da Anprotec e graduado em Análise de Sistemas com especialização em Gerenciamento de Projetos, ministraram 27 horas de curso divididas em três módulos: “Ecossistemas de Inovação”, “Planejamento” e “Gestão de Incubadoras de Empresas”. As limitações e oportunidades da região, a criação de modelos e planos de negócios para incubadoras de empresas e as atividades executadas nesses ambientes foram os principais assuntos abordados.
Segundo a gerente de Parques Tecnológicos da Secti, Emília Coelho, o principal objetivo da Secretaria ao promover o curso foi qualificar atuais e futuros gestores. “O curso teve a finalidade de atender ao que dispõe o Plano Diretor da Secti, visando à implantação de novas incubadoras de empresas e à consolidação das existentes, sendo essa uma das metas do Programa de Apoio a Implantação e Consolidação de Incubadoras da Secretaria”, explicou.
Dentre as incubadoras existentes no Pará, Emília destacou o papel do Programa de Incubação de Empresas de Base tecnológica da Universidade Federal do Pará (Piebt/UFPA), a Incubadora Cesupa de Base Tecnológica (ICBT), a Rede de Incubadoras de Tecnologia da Universidade do Estado do Pará (RITU) e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Itcpes). O estado conta, atualmente, com um parque em fase de consolidação, o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e dois ainda em fase de implantação, o PCT Tocantins e o PCT Tapajós.