A Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (Intuel) completa 13 anos de atuação neste mês. A cerimônia de comemoração acontece na próxima quarta-feira, dia 13, na sede da Associação Comercial de Londrina (ACIL). Na mesma oportunidade, a Intuel e a Agência de Inovação Tecnológica da UEL (Aintec) vão graduar a empresa Arkivus, empreendimento de sucesso que atua na área de gerenciamento de documentos eletrônicos. Também durante a cerimônia, seis novas empresas assinarão o contrato de incubação.
A Intuel foi concebida em 1997 na forma de um projeto dedicado a incentivar e apoiar a geração de empresas na área de software. Em 2000, o projeto evoluiu e resultou na criação do programa de incubação, passando a abrigar todas as modalidades de empresas de base tecnológica. A partir de 2008, com a criação da Aintec, a Intuel tornou-se uma das três unidades da Agência.
Situada no campus da UEL, a incubadora tem como objetivo fundamental apoiar projetos e empreendimentos de base tecnológica visando à criação de empresas inovadoras e sustentáveis. Das 24 empresas graduadas na Intuel, 70% alcançaram o sucesso e são responsáveis, hoje, pela criação de 110 postos de trabalho. Atualmente, a incubadora abriga 14 empresas – nove pré-incubadas e cinco incubadas –, além das seis que ingressarão no dia 13.
*Com informações e foto da Aintec