A fase eliminatória da segunda edição do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação encerra amanhã, 8 de novembro, último dia de votação. Das 11 equipes que estão concorrendo nesta etapa, apenas cinco irão disputar a final. Compostas por mestrandos e doutorandos, elas desenvolveram e aprimoraram, durante dois eventos realizados neste ano – Embate e Innovation Camp –, planos de inovação nas áreas de saúde, biossegurança, meio ambiente, tecnologia da informação, biotecnologia e agronegócios. Nesta fase que antecede a final, elas precisam convencer os júris técnico e o popular de qual é o plano mais inovador. Para isso, as equipes criaram um vídeo de até cinco minutos e uma apresentação de até 10 slides com objetivo de mostrar qual problema da sociedade ou do mercado que irão resolver.
A votação começou no último dia 25 e termina amanhã. Esta fase é decisiva, pois tem peso de 80% na pontuação total do programa: 40% dos pontos virão da votação popular aberta ao público e os outros 40% do júri técnico, que se reuniu ontem, 6 de novembro. Composto por especialistas em empreendedorismo e inovação, investidores, profissionais de incubadoras, consultores, representantes de empresas e professores, o júri técnico analisou as propostas de acordo com a viabilidade de implementação, resultados apresentados, ineditismo, valor do plano para o cliente, diferencial e qualidade da apresentação. Qualquer pessoa que tenha perfil na rede social Facebook pode ajudar na escolha popular, basta curtir o plano favorito na página do programa. Para a tomada de decisão, os planos podem ser consultados aqui.
Na etapa final, uma nova banca de jurados composta por profissionais representativos da cadeia de inovação (governo, mercado e universidades) vai avaliar os cinco planos finalistas. A equipe vencedora ganhará uma viagem para um centro de tecnologia internacional.
O Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação surgiu com o propósito de auxiliar e incentivar o empreendedorismo a partir da pesquisa científica e tem como principais objetivos ampliar os horizontes profissionais de mestrandos e doutorandos, criar condições favoráveis para que a pesquisa científica seja transformada em inovação tecnológica, aproximar mercado e instituições de ensino e pesquisa e fortalecer e disseminar a cultura do empreendedorismo e inovação nas universidades mineiras. Realizado pela Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), pelo Sistema Mineiro de Inovação (Simi) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), é executado pelo Instituto Inovação.
*Com informações da assessoria de comunicação do programa