O conceito de negócio e os elementos necessários para fazer com que eles sobrevivam em ambientes econômicos complicados são o foco do livro “Novos negócios inovadores de crescimento empreendedor no Brasil”, de Silvio Meira. A obra foi lançada hoje, 14 de outubro, durante a pré-conferência da Anprotec, no Porto Mídia.
Palestrante reconhecido em todo o país, Meira acredita que o Brasil tem muitos empreendedores, mas poucos negócios com alto impacto econômico e social. No livro, ele aborda o que é necessário para mudar esse cenário e atingir a performance média mundial, passando por responsabilidades públicas, privadas e pessoais.
“O principal fator de sucesso para um novo negócio está por trás de uma pergunta simples, de resposta muito difícil e, na maioria das vezes, vaga: ‘que problema seu negócio resolve, para quem, como é que este alguém percebe, avalia e valoriza a solução a ponto de lhe deixar capturar uma parte do valor gerado e como é que você, empreendedor, vai conseguir chegar ao ponto em que suas receitas, em função das respostas às perguntas anteriores, serão bem maiores do que suas despesas?’ É disso, de muitas formas, que o livro trata”, explica o autor.
Meira é graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mestre e doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pelaUniversity of Kent at Canterbury, da Inglaterra, respectivamente. O atual professor da UFPE já foi pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por mais de 15 anos, criou e coordenou o programa de doutoramento em Ciência da Computação da UFPE, foi assessor da Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), presidente da Sociedade Brasileira de Computação e consultor do Banco Mundial e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.