Dos dias 14 a 17 de outubro, o Porto Digital receberá o XXIII Seminário Nacional da Anprotec e a 30ª Conferência Mundial de Parques Científicos e Tecnológicos da IASP, um dos maiores eventos da área de ciência, tecnologia e empreendedorismo. Direcionado a gestores de parques científicos e de incubadoras, pesquisadores, empresários e policymakers, o tema deste ano será “Parques Científicos Modelando Novas Cidades”. Entre os palestrantes confirmados, estão o diretor do Institute for the Future (Vale do Silício/EUA), Anthony Townsend, e o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.
Plenárias, sessões paralelas, sessões técnicas e workshops aprofundarão a discussão de assuntos como a conexão entre as cidades e os parques científicos e tecnológicos, os modelos inovadores de negócios, as estratégias de localização e o gerenciamento de mudanças. “Nós esperamos proporcionar conceitos e ideias que ajudem nossas associações [IASP e Anprotec] a dar um salto à frente, pois o assunto que iremos discutir será a principal prioridade não só nas nossas mesas como administradores de parques científicos e tecnológicos, mas também nas mesas de vários responsáveis políticos com quem temos que lidar”, explica o presidente da IASP, Rick Weddle.
Esta será a segunda vez que o Seminário Nacional da Anprotec e a Conferência Mundial da IASP serão realizados em conjunto no Brasil. Em 1996, no Rio de Janeiro (RJ), o encontro abordou desenvolvimento regional, cooperação e redes. A expectativa é de que o evento deste ano reúna cerca de 1,2 mil pessoas e sirva como propulsor do movimento de empreendedorismo inovador, trazendo para o debate temas fundamentais ao desenvolvimento econômico e social.
A presidente da Anprotec, Francilene Garcia, considera que a programação conjunta gera excelentes oportunidades de troca de conhecimento entre entidades e profissionais de diferentes países. “Será um momento especial, pois estaremos tratando de um tema estratégico para o desenvolvimento de regiões inovadoras em nosso país. Além do tema central do evento, que certamente trará muitas ideias interessantes a partir de experiências de sucesso de várias partes do mundo, teremos a oportunidade de estabelecer novas conexões entre parques tecnológicos e empresas do Brasil e de outros 21 países”, completa.
As principais atividades, como as sessões plenárias e as cerimônias de abertura e encerramento, além da Cerimônia do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, ocorrerão sempre pela manhã na Arcádia Paço Alfândega, prédio construído em 1732, que já abrigou o Porto de Recife e hoje é um símbolo da fusão entre tradição e modernidade. No espaço, ainda haverá uma área de exposição com estandes de parques, incubadoras e instituições ligadas ao empreendedorismo e à inovação.
Já as atividades pré-conferência, as sessões paralelas, workshops, sessões técnicas e pitch sessions serão divididas em mais cinco locais, separados apenas por algumas quadras: o Porto Digital, o Banco do Brasil, o Centro de Artesanato de Pernambuco, o Cine Teatro Apolo e a casa Di Branco.
Realizado pela IASP, Anprotec e Sebrae e organizado pelo Porto Digital, o evento é financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (SECTEC), apoiado pelo CNPq, e conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Recife, do BNDES, Chesf, CNI, FINEP, ABDI e FACEPE.
Inscrições
Na última segunda-feira, dia 7 de outubro, terminou o período de inscrições pela internet. Quem ainda não realizou a inscrição, poderá se registrar presencialmente no evento, com cartão de crédito, de acordo com a disponibilidade de vagas.