A cidade de Itajubá, em Minas Gerais, contará o seu primeiro Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação (APL TIC). Organizado pela Rede de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Retic), em parceria com Centro Universitário de Itajubá (Fepi), o evento de pré-lançamento ocorreu na última terça-feira (10). Após o lançamento, representantes do APL buscam parcerias com empresas e instituições locais para concretizar o projeto.
O objetivo do APL é reunir empreendimentos da região para a produção de vínculos de interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros agentes locais – governo, associações e instituições de crédito, ensino e pesquisa. Em parceria com o Sebrae-MG, será feito um mapeamento e diagnóstico das empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação de Itajubá para o estudo das possíveis relações.
A iniciativa conta ainda com o apoio do Senai; governo estadual e municipal; Rede Mineira de Inovação; Fundação Dr. Sebastião Pereira Rennó; Universidade Federal de Itajubá, Sindicato Local das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico; Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; e Parque Científico e Tecnológico de Itajubá (PCTI).