Em setembro deste ano, o Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro completou 10 anos desde a sua criação. Para comemorar a data, realizou um evento dentro do campus universitário, que reuniu cerca de 300 convidados, entre autoridades, membros da comunidade acadêmica, atuais e antigos colaboradores. Entre os presentes, estavam o reitor da UFRJ, professor Carlos Levi, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, o gerente executivo do CENPES, Marcos Assayag, e o diretor executivo do Parque Tecnológico, Mauricio Guedes.
Durante a abertura do evento, Guedes falou sobre a história do projeto. “São só 10 anos. Parece um aniversário prematuro. Mas não são apenas 10 anos, estamos trabalhando neste projeto há 27 anos”, contou. Em seguida, ele frisou a importância social do empreendimento, apontando que, ao aprovar a criação do Parque, o Conselho Universitário devolveu à cidade uma área que estava abandonada depois de ter sido canteiro de obras da construção da ponte Rio-Niterói. A ousada decisão da Petrobras de instalar seu centro de pesquisas na Cidade Universitária, há 60 anos, e a criação da COPPE, há 50, foram determinantes para o sucesso do Parque. Por isso, estas instituições foram homenageadas, assim como os oito funcionários mais antigos do Parque Tecnológico.
Em seu discurso, o ministro Raupp afirmou que o sistema de ciência tecnologia e inovação tem que ser ampliado e frisou a importância de infraestrutura e mão de obra qualificada. “É preciso formular uma política de fomento à inovação. Precisamos fortalecer iniciativas como essa.” Já o reitor Carlos Levi parabenizou os jovens empreendedores da Incubadora que são, segundo ele, os líderes de amanhã.
Além da cerimônia, também fez parte da comemoração dos 10 anos do Parque o XV ReINC, o Encontro da Rede de Incubadoras, Parques e Polos Tecnológicos do Estado do Rio de Janeiro, que aconteceu nos dias 17 e 18 no auditório da empresa Schlumberger, dentro do Parque. A ReINC visa fomentar atividades empreendedoras e incentivar o aumento da capacidade de ação e realização de incubadoras e parques tecnológicos e contou com palestras sobre inovação e empreendedorismo.