Até o final deste mês, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) deve lançar um edital que investirá R$ 14 milhões em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). O objetivo é formar mão de obra qualificada para o setor de tecnologia de informação e estimular o desenvolvimento de startups. A ação faz parte do Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior), iniciativa do governo federal para estímulo da área.
O edital, que ficará aberto por 45 dias, propõe empregar pesquisadores brasileiros em centros globais de PD&I; gerar registros de patentes e ocupações no mercado nacional; e criar e promover spinoffs e aquisições corporativas. O alvo são projetos de pós-graduação, mestrado e doutorado, em parceria com universidades e empresas.
O governo também irá oferecer consultoria institucional de apoio à estruturação de propostas de empresas brasileiras e internacionais, contando com a avaliação da rede local de pesquisadores, nas diversas sub-áreas de conhecimento de TI.
*Com informações da Agência Gestão CT&I