O Porto Digital, parque tecnológico de Recife (PE), inaugurou, no último dia 12, um espaço para apoiar a estruturação de negócios na área de economia criativa. Batizado de Portomídia – Centro de Empreendedorismo e Tecnologia de Economia Criativa, o objetivo do ambiente é articular ações empresariais, fornecer suporte para novos empreendimentos, promover a experimentação tecnológica, além de permitir a exibição de artes digitais.
Os segmentos que estão incluídos no Portomídia são jogos digitais, cine-vídeo, animação, design, música, fotografia, publicidade e multimídia. A única condição é que as propostas façam uso intensivo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Design.
Após passerem por processos seletivos, projetos de empresas serão incubados por até 18 meses. Durante esse período, além de contar com infraestrutura e suporte da incubadora, serão acompanhados por consultores especializados. As datas dos editais de incubação serão divulgadas em breve.
O Centro oferecerá, ainda, serviços como cursos, exposições e visitação dos laboratórios. Os interessados nesses atividades devem consultar o site do parque tecnológico para conferir a programação. De acordo com o Porto Digital, nos próximos quatro meses o Centro ainda estará em fase de teste — por isso, a maior parte dos serviços não será cobrada nesse período.