A Finep – Agência Brasileira de Inovação anunciou, no último dia 2, o projeto Finep 30 dias para reduzir o tempo de análise de mérito e enquadramento das propostas de financiamento recebidas. A nova iniciativa pretende reduzir de 112 para até 30 dias o período de espera das propostas solicitadas. O lançamento ocorreu em São Paulo (SP), durante a reunião da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI).
Além de empresários que integram o movimento, também participaram do encontro o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o presidente da Finep, Glauco Arbix, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho. De acordo com Arbix, um dos desafios do Brasil é promover a elevação da produtividade, que se consolidará por meio do incentivo à tecnologia e inovação. “O Finep 30 Dias vai agilizar a contratação de projetos do Inova Empresa, que dispõe de inéditos R$ 32,9 bilhões para a inovação”, afirmou.
Confira um vídeo explicativo sobre o Finep 30 dias
O novo projeto prevê a inclusão de um sistema diferenciado no Brasil, que contará com um rating de inovação – conjunto de 86 indicadores para classificar os projetos apresentados à Finep. A ferramenta foi desenvolvida em conjunto com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para reestruturar as análises realizadas pelos profissionais da agência.
Segundo a Finep, o novo modelo proporcionará mais garantia e segurança no processo, além da maior fluidez e redução dos prazos. “Em dois anos, conseguimos otimizar o período para um projeto ser analisado, que era de 452 dias para 112. Agora, ele será realizado em no máximo 30 dias”, reforçou Arbix. No momento, o sistema ainda está em fase de ajustes finais, mas a perspectiva é de que esteja operando em setembro deste ano.
*Com informações da Ascom do MCTI