Os Estados Unidos (EUA) foi o país escolhido para sediar a primeira incubadora de empresas brasileira no exterior. Batizada de IdeaLab, a incubadora terá sede em Boston, no estado de Massachusetts, e incentivará iniciativas de brasileiros e estrangeiros interessados em implantar um negócio no Brasil. O programa foi criado e desenvolvido por meio de uma parceria entre o Centro de Liderança Pública (CLP), organização sem fins lucrativos voltada ao preparo de líderes públicos, e a Laspau, entidade ligada à Universidade de Harvard.
As instituições serão responsáveis por oferecer capacitação e auxílio na produção de um plano de negócios para os empreendedores. O programa ainda prevê a nomeação de um mentor, professor especializado, para o projeto e a definição do local onde será desenvolvido. Enquanto a Laspau coordenará a locação dos laboratórios das universidades – Harvard e Massachusetts Institute of Technology – e auxiliará no monitoramento, a CLP será responsável pela seleção das propostas e busca de recursos para as incubadas, por meio de investidores.
Segundo o diretor-presidente do CLP, Luiz d’Avila, um dos objetivos principais da incubadora é estimular e fornecer suporte aos estudantes brasileiros que participam do programa Ciência Sem Fronteiras, para que tragam ideias e as transformem em negócio. “É um estímulo maior para que eles possam voltar ao Brasil preparados para implementar um empreendimento”, afirma d’Avila.
No entanto, o programa também acolhe iniciativas de estrangeiros. A única restrição é que o empreendimento seja implementado no Brasil e tenha a meta de promover algum impacto de interesse público no país. O prazo das inscrições para a incubação vai até o início de novembro. Os candidatos interessados devem enviar e-mail para [email protected] para mais informações.