Reconhecer instituições e empresas que desenvolvam ações, serviços e produtos que fortaleçam o empreendedorismo e inovação. Esse é o principal objetivo do Prêmio Nacional de Empreendorismo Inovador, promovido pela Anprotec, com o apoio do Sebrae, que chega à 17ª edição. Incubadoras, parques tecnológicos e empresas graduadas e incubadas podem se inscrever até o próximo dia 15 de julho.
Instituições e empresas de destaque no cenário nacional serão contempladas em seis categorias: (i) Melhor incubadora de empresas orientada para a geração e uso intenso de tecnologias; (ii) Melhor incubadora de empresas orientada para o desenvolvimento local e setorial; (iii) Melhor parque tecnológico; (iv) Melhor projeto de promoção da cultura do empreendedorismo inovador; (v) Melhor empresa incubada; e (vi) Melhor empresa graduada. Entre os prêmios, estão troféus, certificados, passagens aéreas para viagens de estudos e negócios, além de premiação em dinheiro – que varia de R$ 5 mil a R$ 15 mil.
A última edição do Prêmio, realizada em 2012, recebeu mais de 60 inscrições e trouxe reconhecimento aos seus vencedores. É o caso do Midi Tecnológico, que conquistou o título de “Melhor Incubadora de Empresas Orientadas para o Desenvolvimento Local e Setorial” (foto acima). Localizado em Florianópolis (SC) e existente há 15 anos, o Midi Tecnológico acolhe mais de 20 empresas com viés inovador, atuando em áreas como educação, construção civil, saúde, mobilidade e games. Segundo o coordenador geral da incubadora, Gabriel Sant’Ana, o prêmio rendeu visibilidade tanto para o Midi quanto para as empresas incubadas, gerando oportunidades. “O prêmio funciona como um selo de qualidade. Além de facilitar nossa presença e divulgação do nosso trabalho na mídia, trouxe maior visibilidade para atração de empreendedores e parceiros, como grandes empresas e investidores”, argumenta Sant’Ana.
Também na última edição, a incubadora de empresas da Coppe/UFRJ recebeu o prêmio de “Melhor Incubadora de Empresas Orientadas para a Geração e Uso Intenso de Tecnologia” (foto à direita). Segundo o gerente da incubadora, Lucimar Dantas, a premiação representou uma resposta afirmativa ao trabalho de quase 20 anos no apoio ao desenvolvimento de empresas inovadoras, que transferem o conhecimento gerado na universidade para a sociedade por meio de seus produtos e serviços.“É o reconhecimento do esforço pessoal de nossa equipe, da qualidade das nossas empresas e do ambiente próspero em tecnologia e inovação que existe na Coppe/UFRJ. Apesar do prêmio ser muito importante para a nossa trajetória, ele também referencia as nossas empresas, uma vez que sinaliza ao público que o ecossistema em que elas estão inseridas apresentam excelentes resultados”, destaca Lucimar.
Incubadoras e empresas não são as únicas reconhecidas pelo fomento ao empreendedorismo e inovação no Prêmio Nacional. Projetos específicos que se destacam pelos seus resultados em ações para disseminação do movimento também são contemplados. O Supera Educa, projeto de fomento de empreendedorismo entre estudantes das escolas de Ribeirão Preto (SP), realizado pela incubadora Supera/Fipase, conquistou o título de “Melhor Projeto de Promoção da Cultura do Empreendedorismo Inovador” pelo Prêmio Nacional em 2012 (foto à direita). De acordo com o gerente de negócios e fomento da Fipase, Saulo Rodrigues, a conquista foi determinante para a consolidação da iniciativa, uma vez que agregou credibilidade ao projeto. “O prêmio renovou a confiança da equipe no projeto e forneceu a possibilidade de investir em inovações, como a implantação de uma incubadora mirim dentro de um colégio, e alcançar espaço na grade curricular dos estudantes. Além disso, despertou a atenção de autoridades locais para apoio e expansão do Supera Educa em outras instituições”, afirma Rodrigues.
O resultado da 17ª edição do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador será conhecido no dia 17 de outubro deste ano durante a Cerimônia de Premiação, que será realizada em Recife (PE), como parte da programação do XXIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e 30ª Conferência Mundial da IASP.
** Inscreva-se