A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará (Secti) investirá R$ 6 milhões para a implantação do Parque de Ciência e Tecnologia Tapajós (PCT-Tapajós), que atuará principalmente nos setores de tecnologia da madeira; agricultura tropical e produtos da floresta; aqüicultura e pesca; e geologia mineral. Com o objetivo de contribuir para o aproveitamento sustentável da biodiversidade da região oeste do estado, o PCT-Tapajós será sediado em Santarém (PA), em uma área cedida pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
No último dia 15 de julho, foi firmado um acordo de cooperação técnica e financeira entre Secti, Ufopa e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). A parceria será responsável pela realização de estudos, planos de negócios, obras de infraestrutura e aquisição de equipamentos para a implementação e gestão do parque tecnológico.
“O PCT-Tapajós representa a segunda etapa do programa de implantação dos Parques de Ciência e Tecnologia no estado do Pará, iniciado pelo PCT-Guamá, em Belém. Por estar inserido em uma região estratégica e de grandes potencialidades, o parque assume um papel importantíssimo no desenvolvimento da região e do estado”, destaca o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alberto Arruda.