O governo do Distrito Federal acaba de lançar a licitação em Brasília (DF) do terreno, que levará a criação do Parque Tecnológico Capital Digital. A planta de um milhão de metros quadrados é avaliada em R$ 1,07 bilhão e será ocupada por um aglomerado de empresas de tecnologias da informação e comunicação (TICs).
Venceu a licitação o único proponente a apresentar lance: o consórcio Ibero Americano, formado por uma empresa espanhola e duas brasileiras. O empreendimento, que terá a gestão da Cidade Digital por 35 anos, se compromete a investir R$ 1,3 bilhão ao longo de seis anos (20% em cada um dos quatro primeiros e 10% nos dois últimos). Dessa forma, o grupo ficará com 52,9% do capital da Sociedade de Propósito Específico (SPE) e o aporte se dará nas benfeitorias necessárias para a construção do parque.
A próxima etapa é a constituição da SPE, que será formada pela AMCC Telecom de Goiás, Gaia New Technologies da Espanha e a Catedral Construções de Curitiba. Juntas no consórcio, as empresas se associarão à Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) para administrar o local.
O terreno está situado próximo à Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República na capital do Brasil.
* Com informações da Agência Gestão CT&I e do Consecti