A Pré-Incubadora de Empresas do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí (MG), encerrou na semana passada o processo seletivo para escolha de projetos de empreendedorismo a serem apoiados nos próximos meses. Ao todo, foram inscritos sete projetos de startups, envolvendo 18 alunos do Inatel, que apresentaram soluções em web e mobile, requisito exigido no edital de seleção. Desses projetos, três foram escolhidos para ingressar na Pré-Incubadora: o HasTech, o Escola Web e o I-map Soluções em Processos Produtivos.
O HasTech é um projeto que tem por objetivo a implementação de um sistema de automação residencial wireless, que permite o controle remoto de qualquer dispositivo eletrônico ligado à tomada. “O diferencial da nossa solução é fornecê-la com preço acessível em relação aos já existentes no mercado, com uma versão especialmente customizada para portadores de deficiência física”, explicou a equipe responsável (foto), formada por três alunos de Engenharia de Telecomunicações e um aluno de Engenharia Biomédica.
Também no curso de Engenharia de Telecomunicações surgiu a ideia do segundo projeto escolhido, Escola Web. O empreendimento é voltado a estudantes do ensino médio e universitários e tem a finalidade de distribuir aulas online gratuitas para alunos com dificuldades em assuntos específicos ligados a algumas áreas, tais como matemática, física e biologia, e motivar a troca de provas, problemas, fórmulas e conceitos, entre os estudantes.
O terceiro projeto selecionado foi o I-map Soluções em Processos Produtivos, elaborado por alunos de Tecnologia em Automação Industrial. O chamado ‘I-map Soft’ oferecerá uma solução, que envolve o desenvolvimento de um software, para aumentar a eficiência do mapeamento de processos produtivos industriais, com destaque para as facilidades de navegação e a qualidade nas informações apresentadas.
Os alunos selecionados terão como metas a construção do protótipo e a confecção de um plano de negócio completo, além de se prepararem para os processos de seleção da Incubadora, caso tenham interesse. Eles terão nove meses, que poderão ser estendidos por mais três para o cumprimento dessas metas. Os empreendedores/alunos terão à disposição toda a infraestrutura do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel, que inclui consultorias e assessorias especializadas. Em 10 anos de existência, cerca de 100 alunos e 30 projetos já passaram por esse programa.