Apresentado às empresas do Parque Tecnológico de São Leopoldo (Tecnosinos) no início deste mês, o projeto Green Tech Park promete tornar o parque gaúcho uma referência em cuidados com o meio ambiente. “Nosso objetivo é consolidar a questão estratégica da Gestão Ambiental em todo o parque e, com isso, contribuir para o meio ambiente e trazer valor agregado para as empresas”, afirmou a diretora do Tecnosinos, Susana Kakuta. A meta é seguir as diretrizes da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), onde se localiza o Parque (foto), que foi a primeira universidade da América Latina a receber a certificação ISO 14001, referente à Gestão Ambiental.
Ao manter os critérios do ISO 14001 junto com a Unisinos, o parque terá diferenciais importantes no cuidado com o meio ambiente. Para criar o Green Tech Park, a governança do Tecnosinos contou com o apoio das empresas âncoras que são consideradas fontes de motivação para que, com a implementação do projeto, as pequenas também possam adotar práticas sustentáveis.
A política ambiental do Green Tech Park é dividida em níveis de maturidade. O primeiro segue os requisitos obrigatórios em lei; no segundo, boas práticas são aplicadas por todas as empresas ; e na terceira as práticas avançadas começam a ser desenhadas, como créditos de carbono, green building e eficiência energética. “Além da promoção da inovação ambiental, as empresas vão econômicas com a aplicação de boas práticas ambientais. Hoje, todas as empresas já estão no primeiro nível e isso é um belo começo. Estamos em sintonia na questão ambiental e prontos para seguir para a segunda fase”, apontou Kakuta.
Na segunda fase do Green Tech Park, as empresas iniciam a aplicação do check list das boas práticas sustentáveis. Entre junho e setembro o projeto deve chegar à terceira fase, com ênfase na capacitação e na multiplicação dessas práticas. De outubro a dezembro, o Green Tech Park chega à fase de manutenção, quando as empresas farão a o monitoramento das ações.
Tecnosinos
Localizado em São Leopoldo (RS), o Parque Tecnológico de São Leopoldo (Tecnosinos) tem por objetivo fomentar o empreendedorismo inovador e auxiliar no desenvolvimento sustentável da região. Abriga diversas empresas, divididas em polos com especialidades nas áreas de Tecnologia da Informação, Automação e Engenharias, Comunicação e Convergência Digital, Alimentos Funcionais e Nutracêutica e Tecnologias Socioambientais e Energia.
* Com informações e foto do Tecnosinos