Atender a uma demanda apresentada pelas empresas do Programa de Incubação e às orientações do modelo Cerne (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos. Esse foi o objetivo central para a criação do Programa de Capacitação e Desenvolvimento em Mercado, implantado pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT).
O programa prevê dois treinamentos, consultorias e acompanhamento para que cada empresa possa elaborar seu Planejamento Estratégico de Mercado. O primeiro treinamento, sobre Desenvolvimento de Mercado, aconteceu nos últimos dias 10 e 11 de abril (foto). O próximo irá abordar, em maio, o tema Gestão Mercadológica. “Sentimos que há essa lacuna, essa dificuldade em parte de nossas empresas. O programa vem suprir essa deficiência porque queremos que elas cheguem ao mercado com consistência – sabemos da qualidade dos serviços e produtos desenvolvidos, mas precisam estar atentas ao que acontece fora do ambiente de incubação”, explica a gerente da incubadora, Geanete Dias Morais Batista.
Os cursos são ministrados por Rodrigo Argüeso, diretor-presidente da Safe Trace, uma empresa graduada, que tem experiência em fundos de capital e investimentos em projetos de inovação. “O curso de desenvolvimento de mercado foi muito bom no sentido de reavaliarmos nossas ações de marketing e comerciais. Foram apresentadas diversas alternativas para melhorar o modo como entendemos, enxergamos e atacamos nosso mercado alvo. Com isso, podemos repensar nossas estratégias, buscar mercados e modelos de negócio mais lucrativos e atuar de maneira mais agressiva frente a nossos concorrentes”, disse o diretor Ventrix Health Innovation, Roberto Castro Júnior.
* Com informações e foto da INCIT