A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançou, nesta semana, o resultado da pesquisa Sondagem de Inovação, referente ao terceiro trimestres de 2012. O estudo, realizado desde o início de 2010, tem o objetivo de acompanhar trimestralmente a evolução da inovação tecnológica na indústria brasileira.
De acordo com a pesquisa, no terceiro trimestre de 2012, 52,4% das empresas entrevistadas declararam ter realizado algum tipo de inovação tecnológica, em produto ou processo, para a empresa ou para o mercado. Esse percentual ficou 6,3 pontos percentuais abaixo da média observada ao longo dos últimos seis trimestres e é o menor percentual verificado durante toda a pesquisa. Além disso, a taxa de inovação realizada ficou abaixo da expectativa de inovação declarada pelas empresas no trimestre imediatamente anterior. No segundo trimestre de 2012, 60,0% das empresas declararam que pretendiam lançar um novo produto ou processo no primeiro trimestre do ano, o que não se confirmou. Veja a pesquisa na íntegra aqui.
A Sondagem entrevista, a cada três meses, uma amostra das empresas industriais com 500 ou mais pessoas empregadas. A escolha de grandes empresas industriais para realizar a pesquisa foi motivada pela importância desses empreendimentos no processo de inovação do setor produtivo brasileiro. A pesquisa levanta informações sobre o esforço e a inovação tecnológica efetivamente realizada no trimestre e também sobre a intenção e a motivação para inovar nos próximos três meses.
Esse acompanhamento permite orientar ações na implantação do Plano Brasil Maior (brasilmaior.mdic.gov.br), bem como sistematizar seus instrumentos financeiros de incentivo e apoio à inovação. O Brasil Maior dá continuidade a duas outras recentes políticas de fortalecimento do setor industrial: a Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE), de 2004, e a Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), lançada em 2008.