Empresas instaladas no Parque Tecnológico da Bahia (foto), a NN Solutions e a Imago Desenvolvimento de Produtos, desenvolveram novas tecnologias assistivas para auxiliar na melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência.
Uma delas é o Scanner Leitor Portátil (Slep), o primeiro aplicativo elaborado pela NN Solutions. A ferramenta possibilita o acesso a textos não impressos em Braile por dispositivos móveis. O programa desenvolvido captura uma imagem do texto por meio da câmera do celular, reconhece as letras presentes na imagem e, em alguns segundos, lê o texto para o usuário por meio de voz sintetizada. O software, disponível para diferentes modelos de celulares, já está no mercado.
A empresa desenvolve agora outro aplicativo para auxiliar as pessoas com deficiências visuais. Dessa vez, o software transformará os menus dos smartphones em áudio, para facilitar a navegação pela tela do celular.
A Imago Desenvolvimento de Produtos, incubada no Parque da Bahia desde 2009, também trabalha com tecnologias assistivas. A empresa desenvolveu plataformas móveis para a locomoção de deficientes físicos. O produto consegue se adaptar a diferentes estruturas e superfícies e permite que o usuário alcance alturas de até dois metros.
Edital
O Parque Tecnológico, conhecido como Tecnocentro e vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti-BA), está com edital aberto para os interessados em participar do programa de incubação. As inscrições foram prorrogadas até 21 de janeiro e podem ser realizadas pelo link.
Com informações da Agência Gestão CT&I de Notícias
Foto: arquivo Parque Tecnológico da Bahia