A Anprotec e o Sebrae lançaram, na última terça-feira (11), o livro “Modelo de Governança para Parques Científicos e Tecnológicos no Brasil”, da autoria de Eduardo Giugliani, Neri dos Santos e Paulo Selig. “Buscamos definir a Governança Corporativa dentro do contexto local, de forma a avaliá-la em sua origem, caracterizá-la e oferecer a proposição de um modelo para parques científicos e tecnológicos brasileiros”, destacou Giugliani durante o lançamento.
O modelo proposto pelo livro foi submetido à verificação de consistência em uma amostra formada por uma empresa privada, reconhecida por suas práticas de governança corporativa – a Grendene S/A – e três representativos parques tecnológicos do Sul do país: o Tecnopuc, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; o Tecnosinos, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, também do Rio Grande do Sul, e o Sapiens Parque, de Florianópolis (SC).
Os resultados alcançados na pesquisa são apresentados na publicação de 280 páginas. Dividida em sete capítulos, a obra oferece suporte para a incorporação das boas práticas de governança aos processos de gestão dos parques tecnológicos brasileiros. “Agradecemos à Anprotec e ao Sebrae pela publicação e esperamos que este livro contribuía de forma efetiva para o movimento de parques tecnológicos no país”, afirmou Giugliani.
A obra já está disponível para aquisição (R$ 40 para associados da Anprotec e R$ 50 para não associados). Para efetuar a compra, basta enviar um email para [email protected] e solicitar a emissão do boleto bancário.
Os autores
Eduardo Giugliani: Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professor titular da Faculdade de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atua como Assessor de Projetos junto ao Parque Científico e Tecnológico da PUCRS – Tecnopuc. Pesquisador com foco nos temas: inovação, sistemas de inovação, parques tecnológicos e governança corporativa.
Neri Dos Santos: Pós-doutor em Engenharia do Conhecimento pela École Polytechnique de Montréal, do Canadá e Doutor em Ergonomia da Engenharia pelo Conservatoire National des Arts et Metiers, França. Mestre em Ergonomia pela Université de Paris XII, França. Professor Titular do Departamento de Engenharia do Conhecimento da UFSC. Integra o Conselho Editorial das revistasAção Ergonômica; Gestão Industrial; INGEPRO – Inovação, Gestão e Produção; e Revista de C&T. Tem experiência na área de Engenharia & Gestão do Conhecimento, atuando em Cognição, Inovação e Gestão do Conhecimento.
Paulo Maurício Selig: Pós-doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina. e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Integra o Conselho Editorial das revistas Gestão e Produção; Produção OnLine; Revista Produção. Tem experiência em Engenharia de Produção e em Gestão do Conhecimento, atuando em Gestão de Processos, Avaliação de Desempenho, Custos e Análise do Valor.
Foto: Gilmar Félix