Servir, de modo suprapartidário, como instrumento de fortalecimento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, transformando-se em referência e canal para as instituições ligadas ao segmento junto ao Poder Legislativo. Esse é o principal objetivo da Frente Parlamentar da Ciência, Tecnologia e Inovação, lançada nesta terça-feira, dia 4, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).
A Frente foi composta a partir de mais de duas centenas de assinaturas de Deputados Federais e Senadores da República dos mais variados partidos. “Creio na ideia de que apenas por meio da capacitação individual de cada um de seus cidadãos, uma nação alcança chance verdadeira de desenvolvimento. Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação são ferramentas eficazes nesse processo evolutivo – inclusive, potencializando a consolidação internacional brasileira. A Frente que ora lançamos se propõe a funcionar como facilitadora nesta revolução do bem pelo Brasil, afirma o deputado Izalci Lucas (PSDB/DF), presidente da Frente (ao centro na foto).
A iniciativa conta com parceria de um conjunto representativo de instituições e entidades de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação, além do próprio Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre as estratégias de ação da Frente, destacam-se propor e promover reuniões, seminários e audiências públicas para discussão e aprofundamento de temas importantes ao segmento, além de instrução a proposições legislativas. Entre as prioridades dos integrantes, está a otimização da proposta que tramita há anos no Congresso Nacional, a fim de criar o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. “ Trata-se de marco fundamental. Atualmente, dividido em duas versões – uma tramitando no Senado, outra aqui na Câmara, onde até está definida, porém ainda não instalada, Comissão Especial para analisar o tema. A Frente se debruçará urgente e determinantemente sobre o assunto, reunindo e enxugando as melhores ideias, para, inclusive, subsidiar a produção de um relatório final, contemplando-o com as proposições de maior potencialidade no atendimento de agudas carências do segmento”, afirmou o deputado Izalci.
O lançamento contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp (à direita na foto).