Promover maior profissionalização das incubadoras brasileiras e, assim, garantir ainda mais eficiência nos serviços prestados às empresas incubadas em todo o país. Esse é o principal objetivo das capacitações oferecidas pela Anprotec, com o apoio do Sebrae, sobre a plataforma Cerne – Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos.
Nesta quarta-feira, dia 28, a Associação realizou, em Brasília (DF), mais uma edição do Workshop de Nivelamento, que contou com 33 participantes, entre consultores, gestores e colaboradores de incubadoras e representantes do Sistema Sebrae. Parte desses participantes complementará sua formação com o Curso de Implantação Cerne 1, que tem 38 inscritos e será realizado nesta quinta (29) e sexta-feira (30).
Ao todo, participam da capacitação representantes de 12 estados brasileiros, com destaque para Paraná, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Norte, que lideram o número de inscrições.
Cerne 2013
O Workshop de Nivelamento e o Curso de Implantação realizados neste mês de novembro marcam o lançamento do Cerne 2013, uma versão atualizada do modelo de gestão de incubadoras que vem sendo construído de forma coletiva, com a contribuição dos participantes de eventos de capacitação promovidos pela Associação. “Desde o lançamento da versão anterior, em outubro de 2011, várias contribuições foram feitas no sentido de aprimorar o modelo, adequando-o à realidade das incubadoras brasileiras. Essas propostas de melhorias foram recebidas ao longo deste ano e incorporadas pela equipe técnica responsável. O resultado é uma versão que torna o Cerne mais sintonizado com o cotidiano das incubadoras”, afirma o instrutor do Cerne, Carlos Eduardo Negrão Bizzotto.
Segundo ele, a estrutura do modelo foi mantida, de modo que as mudanças ocorreram, principalmente, nas chamadas práticas-chave. “Essas alterações não prejudicam os trabalhos das incubadoras que já iniciaram a implantação do Cerne 1. Representam, em sua maioria, apenas modificações de terminologia e integração entre os estágios de evolução das práticas-chave”, explica.
Confira a agenda de atividades do Cerne para os próximos meses.