A fim de facilitar a implantação e a manutenção das práticas do modelo Cerne, a Anprotec lançou, no último dia 9, um edital para homologação de softwares focados na gestão de incubadoras. Para serem homologados pela Associação, os softwares deverão apresentar funcionalidades que auxiliem a equipe de gestão das incubadoras a implantar e manter as 36 práticas-chave do Cerne 1 – o primeiro dos quatro níveis de maturidade previstos pelo modelo.
A inscrição do software poderá ser realizada até o próximo dia 31 de outubro pela organização (pessoa jurídica) responsável por seu desenvolvimento ou comercialização, no site www.anprotec.org.br/cerne. Além da ficha de inscrição, deverá ser enviado um descritivo do software, detalhando funcionalidades e requisitos, bem como informações de acesso. A taxa de inscrição custa R$ 200,00 –o comprovante de pagamento também deverá ser anexado ao processo.
Após a inscrição, os softwares candidatos à homologação passarão por uma avaliação preliminar, conduzida por uma equipe técnica da Anprotec. Os aprovados nessa fase serão classificados para uma avaliação presencial, a ser realizada em Brasília (DF), onde os representantes da organização responsável pelo software deverão apresentar seus diferenciais e responder a questionamentos da equipe técnica. Funcionalidade, confiabilidade, usabilidade e eficiência estão entre os critérios de avaliação previstos no edital.
As organizações que tiverem seus softwares homologados assinarão, em dezembro deste ano, um Termo de Compromisso com a Anprotec, para a execução dos serviços contratados, e receberão um certificado de homologação com validade de 24 meses.
Acesse o Edital e os respectivos anexos (Anexo 1 e Anexo 2)
Acesse o Formulário de Inscrição
Acesse o Portal do Cerne
—
O Cerne
O Cerne é um modelo de gestão criado pela Anprotec, em parceria com o Sebrae, que visa promover a melhoria dos resultados das incubadoras em termos quantitativos e qualitativos. A metodologia foi criada com inspiração em programas de apoio a micro e pequenas empresas americanas e europeias.
O modelo possui quatro níveis de maturidade: o primeiro nível possui foco no empreendimento e a meta de gerar empresas inovadoras. O segundo concentra-se na própria incubadora, na sua gestão como organização. O terceiro enfoca as redes de relacionamento e o quarto a melhoria contínua da estrutura implantada.