O Tecnocentro, primeiro prédio do Parque Tecnológico da Bahia, localizado em Salvador, foi inaugurado no dia 19 de setembro. Ele possui quatro andares divididos em duas alas, com infraestrutura para equipamentos de pesquisa, além de biblioteca e sistema de aproveitamento de água e energia solar.
Inaugurado pelo governador Jaques Wagner, pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, e pelo secretário Paulo Câmera, da pasta de CT&I, o Tecnocentro é dedicado ao estudo, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias em diversas áreas. Dezesseis instituições, dentre elas, a Ufba, a Uneb, a IBM e a Ericsson, estão instaladas no empreendimento.
Durante o evento, foi anunciado o investimento do governo estadual de R$ 59 milhões para construção da segunda etapa do Parque Tecnológico da Bahia. Com esses recursos, vão ser construídos laboratórios, uma escola de iniciação científica e um museu, com entrega prevista para dezembro de 2014.O governador destacou a importância dessas iniciativas para a ciência baiana. “Hoje não se fala em desenvolvimento sem falar em inovação e tecnologia. Éramos carentes de um espaço próprio para recepcionar empresas, instituições e laboratórios de pesquisa. Agora estamos inaugurando, e já com um grupo forte de empresas, instituições e incubadoras”.
Marco Antônio Raupp destacou a qualidade do Tecnocentro e garantiu apoio às iniciativas do Estado na área de ciência, tecnologia e inovação, como a construção da segunda etapa do parque e o desenvolvimento de pesquisas. “Vamos continuar apoiando, porque a inovação e a capacitação tecnológica das empresas são fundamentais para a competitividade e o desenvolvimento econômico do país. Esse espaço cria um ambiente cooperativo para isso na Bahia”.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Bahia