A presença de empresas vinculadas a incubadoras e parques tecnológicos – que se apresentarão a investidores durante o evento – está entre os principais destaques do XXII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e do XX Workshop Anprotec. O encontro ocorrerá entre os dias 17 e 21 de setembro, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu (PR).
O Seminário terá como missão apontar caminhos pelos quais os parques tecnológicos e incubadoras podem contribuir com o desenvolvimento das regiões onde se localizam. “É por isso que escolhemos Foz do Iguaçu, e a Itaipu, para realizar esse encontro. Nada simboliza melhor a integração do que o que nós vemos aqui”, disse Francilene Garcia, durante o pré-lançamento do Seminário, que ocorreu no último dia 2 de agosto, no PTI.
A expectativa é que o evento reúna cerca de 800 pessoas, que poderão discutir, ao longo dos cinco dias do Seminário, o tema “Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas: Revelando e Integrando Novas Rotas de Desenvolvimento”. Serão realizados minicursos, workshops, sessões plenárias, sessões técnicas paralelas e o encontro da Rede de Incubadoras de Desenvolvimento Inclusivo. A programação inclui, ainda, a realização do Seed Forum Finep Anprotec e a entrega do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, promovido pela Anprotec.
O Seminário, que é uma realização de Anprotec e Sebrae, tem como organizadores locais o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) – em destaque na foto –, a Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional e a Rede Paranaense de Tecnologia e Inovação (Reparte). Desde sua primeira edição, realizada em 1987, o evento tem servido como propulsor do movimento de empreendedorismo inovador, trazendo para o debate temas fundamentais ao desenvolvimento econômico e social.