O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou, no dia 20 de agosto, o Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação, o TI Maior, com a finalidade de fomentar a indústria de software e serviços nessa área.
Com investimentos de cerca de R$ 500 milhões para o período de 2012-2015, o TI Maior está estruturado em cinco pilares: desenvolvimento econômico e social, posicionamento internacional, inovação e empreendedorismo, produção científica, tecnológica e inovação, e competitividade. Os recursos serão subvencionados por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).
O plano prevê ações, como: aceleração de empresas com base tecnológica, a consolidação de ecossistemas digitais; a preferência nas compras governamentais para softwares com tecnologia nacional; capacitação de jovens para atuar na área de TI e atração de centros de pesquisa globais.
Um dos eixos do TI Maior é a aceleração de empreendimentos de base tecnológica. O programa, chamado Startup Brasil, planeja acelerar 150 startups de software e serviços de TI até 2014, sendo 25% de startups internacionais localizadas no Brasil. As empresas serão selecionadas por meio de um edital, que deve ser divulgado no próximo mês.
O Startup Brasil receberá R$ 40 milhões de investimento e, de acordo com o documento do plano TI Maior, envolverá estruturação de uma rede de mentores e investidores; financiamento para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; consultoria tecnológica e de mercado; infraestrutura; parcerias com universidades, institutos de pesquisa e incubadoras; articulação com grandes companhias nacionais e internacionais, além de programas de acesso a mercado e compras públicas.
Fonte: Assessoria de Comunicação do MCTI