Missão Anprotec finaliza etapa espanhola em Barcelona

Delegação no Parque Científico de Barcelona

Delegação no Parque Científico de Barcelona

Nesta quinta (21) e sexta-feira (22), a Missão Técnica Anprotec 2017 esteve em Barcelona, na Espanha, onde visitou importantes instituições como a La Salle Technova Barcelona, o Parque Científico de Barcelona, o Distrito 22@Barcelona, entre outras. A delegação também se reuniu com Josep Piqué, presidente executivo da La Salle Technova e presidente da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP).

A programação contou com uma visita técnica ao Parque Científico de Barcelona, criado em 1997 como primeiro parque científico da Espanha. O parque possui 105 empresas instaladas, diversas plataformas tecnológicas, unidades tecnológicas e quatro institutos de pesquisa, com atuação destacada nas áreas de biomedicina, ambiental, TIC e setores agroalimentares.

Durante a visita, a delegação conheceu iniciativas da Fundação Bosch i Gimpera (FBG), focada na promoção e gerenciamento da transferência de conhecimento e tecnologia gerada na Universidade de Barcelona ao setor privado.

A delegação também esteve no Barcelona Biomedical Research Park, um dos maiores hubs de pesquisa na área biomédica do sul da Europa, e o Barcelona Ativa, organização responsável pela promoção de políticas e práticas que promovam o desenvolvimento socioeconômico, o emprego e o empreendedorismo, e forneçam apoio a empresas na perspectiva da economia plural.

Outro destino da Missão foi o Distrito 22@Barcelona, polo econômico que concentra negócios ligados a novas tecnologias, informação e conhecimento. Situada na antiga região industrial no bairro de Poblenou, o projeto transformou uma região praticamente abandonada da cidade em um moderno reduto de startups, entidades de pesquisa e iniciativas ligadas a universidades.

Na sexta-feira, último dia de visitas técnicas em Barcelona, a delegação visitou uma das principais incubadoras de tecnologia da Europa, a La Salle Technova, apontada por um estudo da Fundación de las Cajas de Ahorros (Funcas) como a terceira melhor incubadora de empresas da Espanha em 2016. O levantamento, realizado em parceria com a Universidade Rey Juan Carlos de Madrid, analisou, ao todo, 227 iniciativas.

A Missão foi recebida pelo presidente executivo da La Salle Technova, Josep Piqué, e teve a oportunidade de conhecer detalhes do modelo de incubação desenvolvido pela instituição. Piqué, que também é presidente da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP), conversou com os integrantes da delegação sobre as características do ecossistema de inovação da Catalunha e suas ligações com outros ecossistemas espanhóis e globais.

Finalizada a etapa espanhola da Missão, a delegação vai a Istambul, na Turquia, onde participa da 34ª Conferência da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP), que tem como tema central “Parques Científicos e ecossistemas de inovação naturais: articulando tendências e estratégias futuras”.