Parque Tecnológico é um complexo produtivo industrial e de serviços de base científico-tecnológico, planejado, de caráter formal, concentrado e cooperativo, que agrega empresas cuja produção se baseia em pesquisa tecnológica desenvolvida nos centros P&D vinculados ao parque.

Trata-se de um empreendimento promotor da cultura de inovação, da competitividade e do aumento da capacitação empresarial, fundamentado na transferência de conhecimento e tecnologia, com o objetivo de incrementar a produção de riqueza de uma determinada região.

Foto Rubens Maeda_okLíder temático: Rubens Fujiki Maeda

Atualmente é gestor do Parque Tecnológico CPqD – Pólis de Tecnologia da Fundação CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações. É formado em Eletroeletrônica pelo Colégio Técnico de Campinas – UNICAMP (2006) e graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2013). Em mais de dez anos de carreira, atuou na área de tecnologia como executor de ensaios e coordenador de laboratórios para fins de certificação e homologação ANATEL, engenheiro em projetos de PD&I, consultor em projeto no Equador e instrutor e palestrantes pela International Telecommunication Union (ITU) para representantes de Órgãos Reguladores e de Ministérios de vários países da América Latina e Caribe. Na área de negócios, atuou como Gerente de Negócios e Soluções e Gerente de Conta na Fundação CPqD, com atuação na prospecção de projetos de PD&I e articulação entre centros de pesquisa, universidades, órgãos de fomento, empresas e startups.