Criatividade é um fenômeno natural e que, no ser humano, manifesta-se à medida em que podemos observar situações, estabelecer relações e interagir com outras pessoas e seu entorno, propondo alterações de contexto e, consequentemente, gerando novas formas e conteúdo para aquilo que nos mobiliza e faz sentido.

Este fenômeno é mais evidente nos primeiros anos de existência, quando, fruto da liberdade de imaginação e expressão, geramos interpretações da realidade, sem restrições impostas pela cultura dominante.

A criatividade nasce do indivíduo, mas expressa-se com vigor quando é compartilhada com outras pessoas, em diferentes contextos e formas de interpretação do mundo.

A literatura revela que a criatividade, somada à ação empreendedora, é um requisito primordial para que a inovação se materialize e faça sentido para os demais.

Apesar de ser um fenômeno inerente, a criatividade pode ser potencializada através de metodologias ativas que visam resgatar a capacidade de observação, reflexão e ação de cada um.

Pessoas talentosas, tendo acesso a metodologias adequadas, em um ambiente que estimule sua capacidade criativa, de preferência, de forma coletiva e interdisciplinar, são elementos fundamentais para que a inovação possa acontecer com consistência e relevância, gerando impactos positivos para a sociedade e seu entorno.

Este é o desafio deste tema junto a Anprotec. Despertar e revelar a energia criativa das pessoas, manifestada através de seus projetos de futuro, buscando gerar riqueza e prosperidade para suas comunidades locais e regionais, gerando impacto para a economia, visando o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da sociedade brasileira e mundial.

Neste sentido, procuraremos, ao longo de 2018, identificar e mapear iniciativas e ambientes que estimulem a criatividade com foco em inovação e, ao mesmo tempo, promoveremos atividades de capacitação que estimulem tal fenômeno nos ambientes de inovação existentes (consolidados e em formação) no país.

Para tanto, começamos este trabalho através da formalização de um convênio de parceria estratégica junto com a Associação Brasileira de Criatividade e Inovação – Criabrasilis, coordenada pela Profa. Dra. Solange M. Wechsler.

Estamos muito entusiasmados com esse trabalho, cientes dos desafios que teremos pela frente, e com a certeza de que estamos dando passos importantes na direção da consolidação de ecossistemas de inovação maduros, abrangentes, relevantes e, cada dia mais, reconhecidos internacionalmente.

Foto_okLíder Temático: Luís Humberto Villwock

Professor Adjunto da Escola de Negócios da PUCRS desde 2008, responsável pelas disciplinas de empreendedorismo, gestão da inovação e criatividade. Agente de Prospecção e Negociação do Tecnopuc e Fundador do CriaLab – Laboratório de Criatividade. Consultor de empresas desde 1997. Engenheiro agrônomo (1989), mestre em Economia Rural (1993) e doutor em Administração, com ênfase em Estratégia (2002), ambos pela UFRGS.