Prorrogada chamada que apoia pesquisadores em empresas incubadas - Anprotec
[Prorrogada chamada que apoia pesquisadores em empresas incubadas]
10/janeiro/2018
Foto: Schuterstock

Foto: Schuterstock

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), através da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC), prorrogaram a Chamada Pública para inserção de pesquisadores em empresas incubadas. Os interessados em apresentar suas propostas, agora, terão como data limite o dia 26 de janeiro de 2018.

O objetivo da chamada é incentivar, por meio da concessão de bolsas de fomento tecnológico, o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores por empresas incubadas ou associadas às incubadoras de empresas brasileiras, como também, a participação de pesquisadores em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

A Chamada, que conta ainda com o apoio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), busca soluções dos problemas enfrentados quando da geração ou melhoria, de produtos, processos e serviços, que visem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação no País.

Um dos pré-requisitos para a seleção das propostas é que a Instituição de Execução do Projeto (IEP) seja uma empresa vinculada (incubada ou associada), a uma incubadora de empresa que possua Certificação Cerne ou que esteja em processo de obtenção da Certificação Cerne. Será aceita como incubadora em processo de obtenção da Certificação Cerne, aquela instituição selecionada no Resultado do Edital Sebrae/Anprotec 01/2015 – Implantação e Certificação do Cerne.

“Esse é um projeto piloto que incentiva empresas com forte apelo a pesquisas tecnológicas, explica o diretor do Departamento de Polí­ticas e Programas de Apoio à  Inovação do MCTIC, Jorge Mario Campagnolo. “Queremos ajudar a inserir o pesquisador nessas empresas para agregar mais valor a seus produtos e processos por meio do conhecimento científico, aumentando, assim, a competitividade do que é feito no país, completa.

“É a primeira vez que nós lançamos um edital nesse formato, já que, normalmente, as chamadas apoiam a incubadora de uma maneira geral. Neste momento, acreditamos que as incubadoras já atingiram um bom grau de maturidade e que está na hora, também, de incentivar quem está lá dentro”, conta o diretor. “O Cerne ajudou muito nesse processo de amadurecimento e crescimento das incubadoras, então foi natural pensarmos em um edital que já parte desse alto nível de profissionalismo”.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global de R$ 1.500.000,00 (hum milhão e quinhentos mil reais), desse total, uma parcela mínima de 30% será, necessariamente, destinada a propostas cujas IEPs estejam vinculadas a incubadoras nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste.

Serão concedidas bolsas por até 12 meses, com valor máximo de financiamento de R$ 60 mil reais, e havendo disponibilidade de recursos adicionais para esta chamada, em qualquer fase, o CNPq poderá decidir por suplementar os projetos contratados e/ou aprovar novos projetos.

As propostas deverão ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, utilizando-se o Formulário de Propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas (http://carloschagas.cnpq.br)

A relação de todas as propostas julgadas e aprovadas será divulgada na página eletrônica do CNPq, disponível na Internet no endereço www.cnpq.br e publicada, por extrato, no Diário Oficial da União conforme Cronograma.

Esclarecimentos e informações adicionais acerca desta Chamada podem ser obtidos pelo endereço eletrônico atendimento@cnpq.br ou pelo telefone (61) 3211-4000.

Link para acesso a Chamada: http://cnpq.br/chamadas-publicas

[Busca]
[Associados]
Acesso restrito

Esqueci minha senha
[Newsletter]
[Agenda]
[Realizações Anprotec]
    Land2Land
    Avance!
    Programa de Promoção da Economia Criativa
    CERNE
    Sapi
    Missões internacionais Missões internacionais Missões internacionais
    Estudos e pesquisas Estudos e pesquisas Estudos e pesquisas
    Conferência Anprotec Conferência Anprotec Conferência Anprotec
    Memória Anprotec Memória Anprotec Memória Anprotec
[Parceiros]
    Sebrae
    EBN
    MDIC
    Apex
    Cnpq
    MCTI
    InBIA
[CONTATO]