Anprotec assina acordo com CNI e IEL - Anprotec
[Anprotec assina acordo com CNI e IEL]
4/setembro/2017
Robson Braga de Andrade, Jorge Audy, Sergio Risola, Pedro Wongtschowski.

Robson Braga de Andrade, Jorge Audy, Sergio Risola, Pedro Wongtschowski.

A Anprotec assinou, na última sexta-feira, durante a reunião do Comitê de Líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), em São Paulo, um acordo de cooperação junto à CNI (Confederação Nacional da Indústria) e ao IEL (Instituto Euvaldo Lodi). O objetivo da parceria é estimular o progresso de startups e desenvolver propostas de aprimoramento de políticas públicas que ajudem na consolidação do ecossistema inovador no país.

A cooperação entre as instituições envolve uma série de ações que contribuirão para o desenvolvimento do ecossistema de inovação brasileiro e ampliação da competitividade das startups, entre elas, a disseminação de instrumentos de fomento, boas práticas e conteúdos, através de estudos e eventos promovidos pelas entidades.

O número de startups brasileiras filiadas pela ABStartups atualmente é 4,2 mil, mas esse total pode alcançar índices quantitativos maiores. Para Jorge Audy, presidente da Anprotec, as ações decorrentes da parceria servirão como incentivo para a criação de novas empresas nascentes e scale-ups globais que ajudarão no desafio da internacionalização destas.

“Esse acordo aproxima grandes e médias empresas a startups, visando criar um ambiente fomentador ao surgimento de estímulos para o desenvolvimento de empresas nascentes e apoio para a incorporação de tecnologias por elas desenvolvidas por parte de grandes empresas”, ressalta Audy.

“A maneira como as grandes corporações estão montando os seus fundos de investimento e se aproximando da Anprotec e das startups que estão dentro dos ambientes da associação é absolutamente positiva. Essa tendência, já forte nos EUA, em Israel e na Europa, começa a ser real aqui no Brasil”, destaca Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec e diretor da Anprotec. “As corporações perceberam que elas têm que se juntar às startups, ou vão ficar para trás”, completa.

Jorge Audy e Sergio Risola

Jorge Audy e Sergio Risola

A parceria prevê ainda a integração dos empreendedores iniciantes com as grandes empresas. Essa ponte que será feita pelas instituições promoverá o intercâmbio de informações sobre formas de promover a inovação, com destaque para as práticas para acesso a recursos de capital de risco.

“Com a parceria, buscamos fortalecer a rede de incubadoras e aceleradoras para cooperar também com as empresas que compõem a MEI”, afirmou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

O destaque do evento se deu pelas parcerias, que em meio a uma forte crise no setor de CT&I serão extremamente importantes. O objetivo do encontro foi justamente ampliar a integração entre instituições que apoiam a inovação. Além disso, foram debatidos temas como: os desafios no investimento em Pesquisa e Inovação, a estratégia de Internet das Coisas e as ações do ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações.

Programa Inova

Durante o evento o IEL firmou um acordo também com o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que desenvolverá os três eixos do programa Inova, dois deles, sendo novas modalidades, o Inova Global e Inova Tec. O acordo prevê a concessão de bolsas pelo CNPq.

BNDES e Embrapii

Outra parceria firmada foi a do Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES) com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) que dá a oportunidade de financiar com Cartão BNDES projetos relacionados à internet das coisas, saúde e manufatura avançada em unidades credenciadas pela Embrapii.

[Busca]
[Associados]
Acesso restrito

Esqueci minha senha
[Newsletter]
[Agenda]
[Realizações Anprotec]
    Land2Land
    Avance!
    Programa de Promoção da Economia Criativa
    CERNE
    Sapi
    Missões internacionais Missões internacionais Missões internacionais
    Estudos e pesquisas Estudos e pesquisas Estudos e pesquisas
    Conferência Anprotec Conferência Anprotec Conferência Anprotec
    Memória Anprotec Memória Anprotec Memória Anprotec
[Parceiros]
    Sebrae
    EBN
    MDIC
    Apex
    Cnpq
    MCTI
    InBIA
[CONTATO]