A Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimento Inovadores (Anprotec) anunciou, nesta quarta-feira, 3, os vencedores do 18° Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador. Durante o Café da Manhã Anprotec & Parceiros realizado em Brasília (DF), as instituições e empresas vencedoras receberam troféus e certificados, além de um prêmio em dinheiro que varia de R$ 5 mil a R$ 15 mil e viagens para estudo e negócios.
A Confiance Medical foi a vencedora na categoria Melhor Empresa Graduada (EG). Especializada em tecnologia para área de saúde, a empresa passou pelo processo de incubação da Incubadora da Coppe/UFRJ. Apostando no mercado de saúde e competindo com grandes multinacionais, a Confiance Medical produz, por exemplo, soluções de videolaparoscopia – equipamentos que tornam uma cirurgia menos invasiva e com cicatrizes menores.
Na categoria Melhor Empresa Incubada (EI), a vencedora foi a Nanovetores, empresa incubada do Centro de Laboração para Tecnologias Avançadas (Celta), de Florianópolis (SC). A Nanovetores é fornecedora de insumos nano e micro encapsulados de alta eficácia para diversos segmentos industriais, principalmente nos setores cosmético e têxtil
O Tecnosinos – Parque Tecnológico São Leopoldo (RS) foi o vencedor na categoria Parque Científico e Tecnológico (PCT). Oriundo do Polo de Informática de São Leopoldo, o Tecnosinos consolidou a vocação regional e se tornou uma referência no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Atualmente o Parque premiado aposta em outros setores como automação, alimentos funcionais e energia.
A Raiar – Incubadora de Empresas da PUCRS conquistou o prêmio da categoria Melhor Incubadora de Empresas Orientada para a Geração e Uso Intenso de Tecnologias (PIT). Com espaço físico suficiente para abrigar 40 empresas, além de associadas, a Raiar tem como propósito estimular e operacionalizar a visão empreendedora da comunidade PUCRS.
Na categoria Melhor Incubadora de Empresas Orientada para o Desenvolvimento Local e Setorial (DLS), venceu o Programa de Incubação de Empresas e Projetos do Inatel, de Santa Rita do Sapucaí (MG). Com 55 empresas graduadas e oito empreendimentos em processo de incubação, a Incubadora do Inatel reforça a importância do setor de telecomunicação para o desenvolvimento e transformação da cidade mineira em um polo de desenvolvimento de tecnologia e inovação.
O MIDI Tecnológico, de Florianópolis (SC), venceu na categoria Melhor Projeto de Promoção da Cultura do Empreendedorismo (CEI), com o projeto MIDI&Mercado. Incentivando o empreendedorismo na região metropolitana da capital catarinense, o MIDI&Mercado apresenta resultados relevantes para a cidade que este ano foi considerada a mais empreendedora, pelo Índice de Cidades Empreendedoras, da Endeavor.
Lista completa de vencedores
Parque Científico e Tecnológico (PCT): Parque Tecnológico de São Leopoldo – Tecnosinos (RS) Incubadora de Empresas Orientada para a Geração e Uso Intenso de Tecnologias (PIT): RAIAR – Incubadora de Empresas da PUCRS (RS) Incubadora de Empresas Orientada para o Desenvolvimento Local e Setorial (DLS): Programa de Incubação de Empresas e Projetos do Inatel (MG) Empresa Graduada (EG):
Empresa Incubada (EI):
Projeto de Promoção da Cultura do Empreendedorismo Inovador (CEI): MIDI&Mercado, do MIDI Tecnológico (SC) *Foto: Wenderson Araújo