
A Rede Mercosul de Pesquisas Econômicas está desenvolvendo uma pesquisa internacional sobre as necessidades de apoio para empreendimentos inovadores. O projeto tem como objetivo formular propostas de ação para melhorar as atuais políticas públicas destinadas ao segmento.
Uma das etapas da pesquisa consiste na aplicação de um questionário a empresários que foram ou ainda são apoiados pelos sistemas nacionais de incubação de empresas. O preenchimento desse questionário é simples e os resultados serão considerados por instituições internacionais de fomento para o desenho de suas ações e programas de apoio e financiamento.
Os dados serão processados de forma a preservar a confidencialidade e o anonimato dos participantes. No Brasil, a pesquisa é conduzida pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na Argentina, pelo Programa de Desenvolvimento Empreendedor da Universidade Nacional de General Sarmiento (UNGS) e pelo Centro de Pesquisa para a Transformação (CENIT), enquanto no Chile é realizada pela Universidade Católica de Valparaíso.
Iniciativa nacional
Além da iniciativa da Rede Mercosul, uma pesquisa desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisinos, do Rio Grande do Sul, busca caracterizar projetos de inovação colaborativa em ambientes de inovação, como incubadoras e parques tecnológicos. “A pesquisa poderá contribuir com a gestão desses ambientes, na medida em que auxiliará no entendimento sobre a influência dos serviços e infraestrutura oferecidos por eles nos projetos de inovação colaborativa”, afirma o professor Serje Schmidt, que está desenvolvendo a pesquisa como parte de sua tese de doutorado.
A amostra desejada é de 500 MPEs inovadoras. Para conseguir respostas de empresas incubadas, Schmidt solicita às incubadoras que enviem a relação dos empreendimentos que apoiam – e seus respectivos contatos – para o email serje@feevale.br. As empresas indicadas serão contatadas por telefone e convidadas a responder a um questionário sobre o perfil do negócio, o projeto de inovação colaborativa e o ambiente de inovação no qual está inserida – as respostas serão totalmente anônimas. Para incentivar a participação dos empresários, um tablet será sorteado ao final da pesquisa.